Descrição
Apartamento de 104m2, em prédio icônico e modernista no coração de Pinheiros, com varanda, dois quartos e uma vaga.
Sempre quis morar em um predio icônico, daqueles que torcemos o pescoço ao andar pelo bairro? Esse é o lugar!
Projetado, em 1954, pelo arquiteto judeu romeno Israel Galman, o Edifício Emília é um daqueles exemplares que fazem parte da grande leva de residenciais construídos entre os anos 40 e 60, considerados pioneiros do mercado imobiliário paulistano.
Impossível não se encantar a primeira vista pela charmosa marquise futurista, revestida por pastilhas rosa e apoiada em elegantes pilares cilíndricos.
Há ainda outros elementos que o atestam como um legítimo representante da arquitetura moderna: grandes janelas ideais e volumes de sacadas em balanço.
Devido à forma bastante alongada e estreita do terreno, esta edificação – assim como muitas desse período – possui uma empena cega voltada para a rua.
A fim de possibilitar uma melhor insolação e ventilação aos apartamentos, foi criada uma área livre lateral, à esquerda do prédio, composta por um belo paisagismo e para o qual a fachada mais interessante do prédio se orienta.
O prédio, de escala reduzida, é composto por apenas quatro pavimentos. Sem elevador e sem portaria, faz parte daqueles prédios que amamos pela sua simplicidade e por seu baixo custo de condomínio.
Solar e avarandado, um icônico puro charme
Com uma planta bastante funcional de 104m2, o apê usufrui de espaços generosos.
Os espaços são distribuídos nas plantas clássicas modernistas da época: living, dois bons quartos, grande banheiro social, cozinha, lavanderia, quarto e banheiro de serviço.
E também como muitos outro exemplares deste período, uma infinidade de possibilidades de reforma podem tornar estes espaços ainda mais integrados: é possível abrir a cozinha pra sala, incorporar o quarto de serviço ao segundo quarto – tornando-o uma suite, e ainda, de redividir o extenso banheiro principal criando mais um lavabo.
Luz e sol por aqui também não faltam: a varanda da sala e os dos quartos usufruem do sol da manha, enquanto cozinha e lavanderia do sol da tarde.
Encontra-se com seus elementos em ótimo estado de conservação, desde o piso de taco de madeira até as esquadrias – porta balcão e janelas ideais.
No entanto, instalações de elétrica e hidráulica pedem uma atualização, assim como os revestimentos das áreas molhadas.
O apê conta ainda com uma vaga de garagem não escriturada, que pode ser tanto externa e coberta – terreo-, quando no subsolo.
E a localização?
Se é mobilidade e ótima localização que você quer, este é o lugar!
A apenas uma quadra da estação de metrô Fradique Coutinho (linha amarela) e no miolo mais gostoso de Pinheiros, dá pra fazer tudo a pé! Ou de bicicleta, já que por aqui temos as principais ciclovias do bairro, além de linhas de ônibus para várias regiões da cidade, em ruas bem próximas.
E como não falar nos ótimos restaurantes, cafés e bares, que ficam ali do lado? Caminhando, chegamos a lugares bastante frequentados, como Le Jazz, Bráz Elétrica, Tasca do Zé e da Maria, Meat Chopper, Consulado da Bahia, Pirajá, sorveterias deliciosas e etc.
E por aqui temos também a recém chegada Livraria da Travessa, bancos, mercados, pet shops e academias. Tudo pertinho!