Descrição
Uma casinha que ao passar da porta te transporta para um lugar calmo e sereno… Estamos no Instituto Previdência, Butantã, ao lado do Colégio Ekoa. No corpo principal, sala, cozinha e dormitórios. Na área de quintal, a antiga garagem virou sala de TV, e alguns espaços livres esperam para acolher você e sua família por aqui.
Há tempos atrás eu escrevi um artigo no nosso blog falando que o Butantã muitas vezes nos transporta para fora de São Paulo.
Um bairro tão rico em áreas verdes, ruas curtas e estreitas, casinhas com portões baixos e comércios locais tradicionais são grande parte dessa sensação que o Butantã nos causa.
Aqui ainda é possível ver e apreciar o céu…
Apesar de sua grande proximidade com o Colégio Ekoa, que vem se tornando um ponto de referência do Instituto Previdência, e sua rua que se transforma cada dia um pouco mais, com co-working, livraria, sorveteria… é virar uma esquina e pronto, chegamos a calmaria novamente.
No meio da rua, com casinhas baixas e gente tomando café na varanda, crianças brincando nos quintas, está nosso portal para Minas Gerais.
Um alpendre faz as vezes de anfitrião dessa casa, e desde aqui o tempo já passa mais tranquilo…
Ao entrarmos, a casa térrea se mostra ao mesmo tempo simples e encantadora.
Estar, jantar e cozinha são um único grande ambiente, iluminados por janelas com venezianas de madeira e panos de vidro.
Numa dessas vistas o horizonte próximo revela a linha de prédios que delimita a Zona Residencial onde estamos, do entorno do metrô Butantã, a cerca de 1.5km daqui.
Ainda neste pavimento térreo estão dois quartos atendidos por um único banheiro. Importante lembrar que a região ainda não conta com gás encanado.
A porta da cozinha dá acesso a um lance de escadas para baixo, e assim chegamos no quintal.
Timidamente amplo, o piso de tijolinho parou no tempo, e quem aqui viver, poderá continuar essa história.
A antiga garagem pode voltar a ter seu uso original, mas hoje ela faz parte da área social da casa, tendo sala de TV e escritórios ocupando esse lugar.
Embaixo do corpo principal da residência, uma grata surpresa: uma porão com janelas e pé direito “alto” que possibilita que caminhemos e ocupemos os espaços com tranquilidade.
Hoje esses espaços são ocupados pela lavanderia, por um banheiro completo, um depósito e duas salas sem uso.