Descrição
Uma casa icônica “estilo florentino”, no bairro da Liberdade, que foi residência do arquiteto Felisberto Ranzini, passou por restauro, está super preservada e conta com 307 m² de terreno e 200m² de área construída
Estamos diante de uma raridade! Uma casa de encher os olhos e que conta uma parte da história arquitetônica da cidade. Estamos falando da Casa Ranzini!
A Casa além de ser assinada pelo arquiteto italiano Felisberto Ranzini, serviu de moradia para a sua família por 3 gerações. Isso talvez explique o cuidado em preservar muitos detalhes originais da época.
O projeto tem sua conclusão datada de 1924 e é inspirado no estilo Florentino que era muito apreciado pela colônia italiana de São Paulo na época, somado a liberalidade do ecletismo brasileiro. É impressionante a riqueza de detalhes que vislumbramos ao fazer um tour pela casa (tetos ornamentados, afrescos, vitrais e frisos decorados). Imponente e ao mesmo tempo delicada também por apresentar em menor escala os elementos que Ranzini aplicava em grandes construções que criava quando fazia parte da equipe do Arquiteto Ramos de Azevedo. Aqui estão a “fachada torreão”, discretamente acasteladas com suas “platibandas-ameias”, coroada por um telhado de quatro águas, janelas frontais e bifora e trifora e um alpendre de acesso sobreposto por uma varanda com colunas delgadas.
A casa é tombada pelo CONPRESP e também pelo CONDEPHAAT desde 2015 e passou por um restauro íntegro em 2007 que preservou tanto quanto o possível todas as suas características construtivas e decorativas. Seus atuais donos a transformaram num local de arte e cultura. E agora essa joia está disponível para um novo proprietário diligente e inovador que saiba apreciar e fazer uso dessa raridade.
Vamos ao tour!?
Implantada em um terreno de 307m² a casa conta com 200m² de área construída. Temos 2 pavimentos (térreo e 1° andar), além de um amplo porão habitável.
A entrada coberta leva ao hall térreo, que dá acesso à sala de visitas, com vista para rua e, à sala de jantar, de onde sai um corredor para a copa e cozinha, passando pelo cômodo que servia de escritório do arquiteto e por um lavabo.
O acesso ao primeiro andar, dá-se por uma incrível escada de madeira, que nos leva a uma ante-sala com um charmoso terraço. Temos então o dormitório da frente, o amplo quarto de casal, um quarto menor, sala de banho e um terraço descoberto.
O amplo porão, que reproduz a mesma divisão do pavimento térreo é acessado por um lance de escadas que fica na copa. Sob a copa e a cozinha, está um cômodo que era usado como dispensa. Sob o lavabo, um ambiente que era o laboratório fotográfico de Ranzini, sob o escritório, uma adega, sob a sala de jantar, entrada e hall, duas salas com portas independentes para a área externa, e, sob a sala de visitas, um cômodo que era usado como maleiro.
No fundo do terreno, e erguida posteriormente, está a garagem, um terraço super gostoso e uma boa área de quintal.
Mas… e a localização?
Estamos na Liberdade. Sim, aquele famoso bairro oriental de São Paulo.
Sem dúvida a região possui um forte laço com os orientais. Japoneses, chineses e coreanos apropriaram-se do bairro participando ativamente do desenvolvimento e crescimento comercial e cultural da região.
É por lá que você vai encontrar os melhores e mais tradicionais restaurantes orientais. A famosa Praça da Liberdade está a 6 minutinhos de caminhada e a Estação de Metrô Liberdade a 450 metros.
Uma localização central cheia de conveniências com grande número de comércios, serviços e transportes públicos.
Vale muito a pena conhecer esta casa cheia de história e possibilidades residenciais ou comerciais.
Fonte: http://casaranzini.blogspot.com.br/p/a-casa-ranzini.html