Descrição
344M² DISTRIBUÍDOS EM ALGUNS SEMI-NÍVEIS, 5 QUARTOS ( 2 SUÍTES), PÁTIO CENTRAL E QUINTAL AOS FUNDOS. ESPAÇO DE SOBRA E MUITO POTENCIAL PARA UMA FAMÍLIA QUE SONHA COM UMA CASA NO SUMARÉ!
Esta aqui é uma casa especial; vem que te conto os porquês!
UM BAIRRO JARDIM TOMBADO
Para começar, a localização! A casa está no bairro do Sumaré, e além de estar protegido pelo plano diretor como zona unicamente residencial, foi tombado como um bairro jardim. Sim, jardim, por ser muito arborizado e repleto de deliciosas praças.
É nesse contexto bucólico que chegamos à casa em questão. O silêncio impera aqui e só é interrompido pelos sons dos passarinhos.
Apesar disso, não se preocupe: estamos próximos do começo (ou fim) da Av. Prof. Alfonso Bovero, onde encontramos todos os tipos de comércios e serviços em geral. Desde supermercados até bancos e correios, tem de tudo por aqui!
Além disso, em termos de escolas, existem diversas opções a poucos minutos a pé ou de carro.
Por fim, em termos de mobilidade, temos o metrô Sumaré a um quilômetro daqui, e as grandes avenidas Sumaré e Doutor Arnaldo estão a poucos minutos de carro.
UMA CASA ASSINADA
O bairro do Sumaré reúne muitas casas assinadas por arquitetos. E este é justamente o caso desta aqui, com uma pitada de história a mais!
O arquiteto Luiz Antônio Campana projetou a residência para seus pais, que tinham vindo da Itália.
Para isso, se inspirou em cidades da Sicília, como Cefalú, de forma que eles se sentissem mais próximos de sua origem. Desde o uso do tijolinho até o pátio interno, tudo remete às construções de suas raízes italianas.
Além disso, outro ponto interessantíssimo que foi usado como partido arquitetônico do projeto é o fato de a casa estar em um terreno super íngreme.
De fora, acreditamos estar em uma casa térrea e pequena. No entanto, ao entrar, desvendamos um lar em diversos meio níveis, capaz de abrigar uma vasta família.
Você acessa a casa pela primeira sala. Com aberturas de iluminação e ventilação nas quatro paredes, é impossível não se surpreender.
Descendo alguns degraus, chegamos a uma segunda sala. Essa, tem aberturas para o pátio central, de onde vemos o segundo volume, dos fundos da casa.
Um destaque vai para a coluna em concreto ripado, clássico das construções pós-modernas paulistanas. Este elemento “rasga” a casa de cima a baixo.
Por trás dele, acessamos a cozinha. Ainda original desde sua construção, é toda em tons de azul e branco. Uma porta de acesso independente nos leva de volta à frente da casa.
UMA OCUPAÇÃO EM SEMI-NÍVEIS
Como já mencionamos, o pátio é o elemento central que articula os dois volumes da casa. No entanto, vale explicar que a escada, maravilhosa, diga-se de passagem, distribui os diversos ambientes de um lado para o outro, em semi-níveis.
Primeiramente, subindo alguns degraus, chegamos ao piso superior dos fundos. Nele, encontramos dois quartos: o primeiro, voltado para os fundos, conta com um cômodo para closet e banheiro.
Na sequência, temos o segundo quarto, voltado para o pátio central. Usavam este espaço como escritório ou sala de TV.
Em seguida, descendo novamente para a sala e mais um semi-nível, chegamos a mais dois quartos nos fundos. Um voltado para o pátio e o outro para os fundos. Um banheiro atende ambos.
Logo depois, meio andar abaixo, encontramos uma segunda suíte, novamente voltada para o pátio.
Ao final, chegamos a um salão íntimo que nos leva à área de serviços, com lavanderia e um quarto de serviço. Aqui também temos acesso ao pátio central, com belas árvores frutíferas.
Por fim, uma última escada lateral, fora da casa, nos leva à parte mais funda do lote, onde encontramos um bom quintal e uma vista livre para o vale do Sumaré. Aqui é o espaço perfeito para receber amigos e curtir um bom churrasco em dia de sol!
Vale dizer que aqui ainda tem um banheiro e um cômodo extra, que pode servir como espaço coringa quando receber visitas.
Vamos agendar sua visita? :)















































