Descrição
Casa modernista, com 230m2 de área útil, três quartos, edícula com churrasqueira e um jardim pra lá de convidativo, em rua tranquila do Pacaembu.
No Pacaembu, pra quem busca um verdadeiro oásis, com muita área verde, jardim, espaços generosos, charme, e boa localização, esta casa é a combinação perfeita.
Começamos por este ultimo item: uma rua tranquila, de apenas uma quadra, unicamente residencial e com vizinhos charmosos.
Áreas verdes por aqui tampouco faltam: a casa esta imbricada logo atrás do cemitério do Araçá, além estamos cercados de pequenas praças e a 15′ de caminhada do Estádio do Pacaembú.
Apesar de estarmos na tranquilidade das ruas exclusivamente residenciais do bairro, estamos colados aos bairros do Sumaré, Perdizes e Higienópolis, e muito próximos também das vias principais da região: Rua Cardoso de Almeida, Av. Pacaembu, Av. Sumaré, Av. Dr. Arnaldo.
Por fim, a estação de metrô Sumaré fica a apenas 700m de distancia e 10 minutos de caminhada.
Casa com alma modernista, totalmente apaixonante
A casa, um sobrado bastante discreto aos olhos da rua, nos surpreende logo que avançamos um pouco mais adiante por seus portões.
Implantada solta no terreno, de 300m2, temos generosos jardins em todas as faces da residência, e o paisagismo, sem duvida alguma, é uma das estrelas da casa.
Outro ponto extremamente relevante é sua insolação: bastante ensolarada, recebe o sol da manha nos fundos (janelão da sala) e todos os quartos voltados para a face norte.
O projeto original da casa, da década de 50, é de autoria desconhecida, no entanto, contempla uma serie de elementos típicos dos melhores exemplares modernistas! E afortunadamente, em sua grande maioria mantém-se íntegros após a passagem de tantas décadas e histórias.
Aproveitando-se da topografia acidentada da região, temos aqui dois pavimentos a partir do nível da rua, e um abaixo, aonde encontramos o imenso quintal posterior.
Os espaços dividem-se setorialmente em três pisos: social, privado e serviços.
Verde, luz e muito sol
No piso térreo localizam-se todos os ambientes de convívio, integrados entre si – e com a natureza ao redor – através de uma generosa caixilharia piso-teto totalmente original. O living é dividido em dois ambientes através de um pequeno desnível no belo piso de madeira. Dessa forma, o jantar localiza-se no rebaixamento do piso, juntamente com o estar da lareira, e por fim, lavabo, copa/cozinha. Esta, único ambiente fechado deste pavimento, é extremamente iluminada por uma bela caixilharia de ferro em fita, e já passou por uma reforma nos anos 90 pelos antigos proprietários. Ao lado dela, um pequeno pátio de serviço com tanque, perfeito para secar roupas ao sol.
A sala da lareira, toda envidraçada, reserva um dos pontos altos da casa: o acesso a um deck de madeira pra lá de ensolarado e convidativo, que se integra visualmente a todo o living, perfeito pra receber os amigos e celebrar a vida:)
Se subirmos a charmosa escada de granilite preta, chegaremos ao piso superior dedicado à área intima: 3 amplos quartos, sendo uma suíte, um banheiro social e um quarto menor, que pode receber diversas funções.
Todos os quartos possuem pisos em tacos de madeira, ótimos armários e janelas ideais, de parede a parede, voltadas para a lateral esquerda, recebendo uma luz incrível. O quarto do meio possui acesso à cerejinha do bolo neste andar: mais um terraço extremamente solar, com um baita chuveirão. Este quarto é perfeito para receber um estar íntimo.
Os banheiros estão incrivelmente originais, com suas louças e revestimentos, e são muito iluminados. O social possui uma claraboia de ventilação e iluminação.
Por fim, se descermos a escada externa – acessada pela lavanderia -, ao lado da cozinha, no piso térreo, chegaremos ao andar inferior, dedicado às áreas de serviço. Neste pavimento encontramos a antiga lavanderia, além de banheiro e quarto de serviços. E tudo isso voltado para o jardim posterior, rico em diversas espécies arbustivas e de árvores.
Colada ao alinhamento posterior, uma área coberta de churrasqueira e forno de pizza, construída também na década de 90, completa este paraíso de sossego e verde.
A última pequena atualização pela qual passou a casa data de 2010, período de aquisição dos atuais proprietários, no entanto, a casa necessita de uma serie de melhorias em termos de hidráulica, elétrica e caixilhos. Os pisos de madeira dos dois andares encontram-se em ótimo estado de conservação.
Cabe acrescentar que além da luz, sol e muito verde por aqui não faltam: estamos diante de um verdadeiro oásis!
Sua insolação é bastante privilegiada: recebe o sol da manha nos fundos (janelão da sala) e possui todos os quartos voltados para a face norte.
No jardim frontal há espaço para duas generosas vagas descobertas para carros.
E pros mais preocupados com a questão da segurança: há dois vigias na rua, que se revezam por turnos para garantir proteção tanto diurna quanto a noite.
Uma casa com luz e muito verde, pra ser feliz perto de tudo, no Pacaembu.