Edifício Piauí

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Localizado na Rua Piaui, 428 o Edificio Piaui, faz parte de um conjunto de dois prédios localizados no mesmo terreno mas construídos em blocos separados com entrada independentes. O Piaui è um dos blocos e o Sabara è o outro.
Foram Construidos em 1949 pela construtora Anhanguera e incorporados pela Imobiliaria Monçoes, do qual João Artacho Jurado era proprietário.

Este foi o primeiro prédio de Artacho fora do eixo do centro, seu lançamento aconteceu logo depois as construções dos Edificios Pacaembu, Duque de Caxias e General Jardim. Por estar localizado em um bairro totalmente residencial como higienopolis Artacho decidiu não colocar lojas e atividades comerciais no térreo, algo incomum na época ja que isso significava uma perda de lucro para as construtoras.
Porem Artacho tinha percebido que a unica maneira de atrair as pessoas das casas para os prédios era compensar a perda de espaço que isso gerava com o glamour de morar em um prédio diferenciado, especial.
Uma vez em uma intervista disse:

“Voce pode ter um terno de segunda, mas se estiver com um bom sapato e uma boa gravata, estara bem vestido. Se voce estiver com um terno de primeira e um sapato vagabundo, voce nunca estara bem vestido. Um Predio tambem è assim, o térreo tem que ser diferenciado.”

Foi assim que o edifício Piaui se tornou um edifício pioneiro com halls de entrada grandiosos, salão de festas, bar e jardim de inverno na cobertura. Era como se jurado estivesse devolvendo estes espaços para os condôminos de modo que pudessem aproveita-los para lazer e convívio social.

Algo que hoje nos parece normal mas que para a época foi revolucionário.

Este foi o primeiro prédio inteiramente projetado e construído por Jurado que gostou tanto da sua obra prima que decidiu mudar-se com a família para o oitavo andar do edifício. A família Jurado ocupou por alguns anos o andar inteiro, unindo dois apartamentos tipo em um unico.

Curiosidade: Ao que parece no fundo do edifício havia uma pequena piscina que foi em seguida aterrada para dar lugar a mais vagas de garagem.

Os Aptos tem de 80-110-160 metros úteis com 1 vaga de garagem.

Fotos: Guilherme Marcato

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

× Como posso te ajudar?