Descrição
Se você passa todo dia no Minhocão, pode ser que ainda não tenha dado a devida atenção para este edifício que fica na esquina da Rua Amaral Gurgel, visto de perto, esse edifício surpreende pelos detalhes.
Há poucas informações sobre o enigmático edifício, mas até onde conseguimos pesquisar, foi concebido na prancheta do arquiteto carioca Abelardo de Souza, mesmo arquiteto que desenhou os Edifícios Três Marias e o Nações Unidas, ambos na Avenida Paulista.
Na fachada, as sacadas que ficam nas extremidades do plano, explicitam formas geométricas, e os revestimentos como o tijolinho e pastilhas cerâmicas são harmoniosos, as jardineiras nas janelas da cor preta contrastam com o revestimento de tijolos. As grandes aberturas dão ao edifício o ar da vanguarda modernista que São Paulo vivia na época. E os guarda-corpo de metal preto são mais um detalhe que complementam o todo do conceito do edifício.
A entrada ainda conta histórias com o letreiro dourado em cima da porta informando seu nome e outros detalhes na porta da mesma cor. Por dentro, o Edifício Nova Ipiranga é ainda mais surpreendente: os apartamentos são dotados de espaço, além de serem muito bem iluminados e ventilados. A escada sinuosa do edifício é absolutamente uma escultura, o que traz ainda mais primazia para esse achado da Vila Buarque.
O projeto de interiores é assinado pelo arquiteto Felipe Rodrigues.
Texto: Almiro Dias
Fotografias: Diana Hattum/ DiCastanha Fotografia