Edifício Hygienópolis

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Quando se fala em Higienopolis e Rino Levi todo mundo pensa no Edificio Prudencia, na Avenida Higienopolis )https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1563552933880653.1073741877.1526638490905431&type=3)

Porem, o primeiro edificio que Rino Levi projetou no bairro foi o homônimo Edificio Hygienopolis.

Este edificio construido em 1935 representa uma nova fase para Rino Levi onde ele abandonara os recuos laterais, presentes por exemplo no Edifício Nicolau Schiesser (http://www.saopauloantiga.com.br/edificio-nicolau-schiesser/), hoje demolido para dar lugar a um empreendimento da Gafisa.

Tem quatro apartamentos tipo por andar de 93 metros.
No térreo, variam as dimensões dos apartamentos, devido à interferência do hall de entrada, elevadores e circulações; na cobertura, para aproveitamento da vista privilegiada, localizam-se apenas 2 apartamentos de dimensões maiores e amplos terraços pergolados, a prenunciar a postura contemporânea de valorização dos andares altos. Essa solução pode ter sido inspirada pela localização do edifício, com vista para o então quase vazio vale do Pacaembu.

Importante cuidado tomado pelo arquiteto quanto ao conforto acústico é a construção, indicada nas plantas, de paredes divisórias duplas “com câmara de ar intermediária” entre os apartamentos. Existe também a preocupação expressa de agrupar as instalações de água e esgoto, para a racionalização da construção.

Formalmente, as fachadas fronteira e posterior do edifício – que foi construído sobre as divisas laterais do terreno, prevendo-se a construção posterior de prédios vizinhos -, resultam, ambas. da distribuição planimétrica interna e recebem tratamento equivalente, baseado em volumetria movimentada, com balcões em balanço.

O aproveitamento do forte declive do terreno para construção de um bloco de garagens, junto à divisa posterior do lote, é outra solução inovadora. Entre este bloco e o edifício principal, foi prevista uma área ajardinada e a colocação de alguns brinquedos para crianças. As dependências de empregada foram agrupadas sobre a garagem, excetuando-se as dos apartamentos de cobertura, que se localizam junto às respectivas áreas de serviço.

Infelizmente a marquise que marcava a entrada foi demolida.

fonte: Revista Monolito

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142008000100004

Fotos: Guilherme Marcato

Para saber mais sobre a arquitetura de Rino Levi :

http://vitruvius.es/revistas/read/arquitextos/06.061/452

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Rino Levi
Ano da Construção:
1935
Endereço
R. Conselheiro Brotero, 1092 - Santa Cecilia
ficha arquiteto COLABORE
× Como posso te ajudar?