Bairros

Imóveis no bairro do Itaim em São Paulo

Bairro nobre localizado na zona Sul da cidade de São Paulo.

Situado entre os bairros dos Jardins, Vila Olimpia, Ibirapuera e Vila Nova Conceição, o Itaim-Bibi fica praticamente no fundo do que foi um antigo vale, colado ao Rio Pinheiros.


A Historia “Moderna” do bairro começa em 1896 com a aquisição da então chácara de 120 alqueires pelo Gal. José Vieira Couto de Magalhães.

Este era um homem extremamente culto, formado pela faculdade direito de São Paulo, falava francês, inglês, latim e grego para além da língua indígena. Foi administrador de várias províncias brasileiras e um discreto homem de negócios.


Foi assim que adquiriu aquela chácara, que na época valia mais pelos terrenos do que pelos possíveis loteamentos.


Verdade seja dita, as áreas mais periféricas ainda não tinham grande valor, pois eram de difícil acesso, continham ainda problemas diversos com as inundações do Rio Pinheiros, sendo mais utilizadas como área de caça, pesca e plantação de arvores frutíferas do que como local de moradia.


Com a morte do General, em 1907, a Chácara do Itahy ("pedra pequena", em tupi) como era chamada a época, foi herdada por seu filho, que era conhecido como Bibi. Este morreu prematuramente, mas o nome chácara Itahy do Bibi ficou. Mudando depois para Itaim-bibi.


Apos sua morte o “Itaim” foi a leilão público e acabou sendo arrematado por trinta contos de reis pelo irmão de seu último proprietário. O Dr. Leopoldo Couto De Magalhães.


Este seria o primeiro a fixar ali sua residência e promover verdadeiras melhorias e embelezamentos do bairro.


Entre 1910 e 1920, foram criadas as primeiras ruas. Que nada mais eram do que acessos e passagens entre as chácaras e os primeiros loteamentos de cerca 1 hectare.

Estes eram comprados sobretudo por imigrantes portugueses e italianos, alguns já moradores do Bixiga, que optavam pelo Itaim pois os terrenos por lá já tinham ficado caros.


Estes moradores produziam verduras, frutas, leite e flores, que vendiam nos bairros vizinhos mais abastados.


E diversamente do que tinha acontecido em bairros como Jardins e Aclimação, onde algumas companhias planejado os futuros lotes durante a expansão da cidade, aqui foram os proprietários das chácaras que lotearam o bairro por sua própria conta.


Isso criou terrenos em sua maioria de 10x50 metros, que refletem bastante a disposição urbanística atual do bairro.


Onde antes havia grandes residências com amplos jardins, agora estavam casa mais modestas e terrenos mais estreitos. Que um dia seriam ocupados pelas lâminas da arquitetura moderna e modernista que hoje povoam o Itaim.


Foi no Itaim que o “Seu” David, recém chegado da Letônia instalou sua residência em 1929.

A Esposa Anna, fazia Marzipan, um doce típico europeu e o Sr. David Kopenhagen saia pelas ruas do centro a vende-los.


As habilidades conjuntas do casal renderam uma primeira loja no centro, na Rua Miguel Couto. No inicio dos anos 1940, foi aberta a primeira fabrica da Kopenhagen no Itaim, sita à rua Joaquim Floriano.


Esta tinha uma loja na frente, empregava muitos dos moradores do então ascendente bairro paulistano e chegaria a ocupar o quarteirão inteiro da esquina com a rua Bandeira Paulista!


Nos anos 1970 temos a primeira grande leva de verticalização do bairro.


Esta foi favorecida pela ausência de grandes imposições e limites para o loteamento e ocupação dos terrenos.


Nesse momento, o bairro começa a tomar a forma que vemos hoje, com as ruas João Cachoeira e Joaquim Floriano se populando de lojas e serviços diversos e atraindo sempre mais moradores.


Esta ascensão levaria o bairro a ser hoje um dos mais servidos de comércio, restaurantes, lojas dos mais variados tipos e o endereço de importantes empresas e profissionais.


Em 2012 o bairro ganhou um novíssimo e luxuoso shopping center, o JK Iguatemi.


Outra grande atração do bairro é o Parque do Povo, que foi recuperado de uma bonificação e retificação do Rio Pinheiros, uma agradabilíssima área de lazer aos moradores do entorno.


A localização privilegiada aliada à diversidade de comércios, serviços, gastronomia, lazer, empresas e escritórios, fazem do Itaim um dos bairros mais valorizados e desejados para os que buscam viver e desfrutar do que faz de São Paulo a grande metrópole que é.


Fonte : Itaim-bibi da coletaria Historia dos Bairros de Sã0 Paulo - DPH

Imóveis Relacionados

Carregar mais imóveis

Aguarde...

× Como posso te ajudar?