Descrição
Apartamento de 85m2, todo reformado, em edifício icônico do grande arquiteto moderno Vilanova Artigas!
Um edifício assinado pelo grande nome de nossa arquitetura moderna paulistana: João Vilanova Artigas, autor de grande jóias modernistas como o Edifício Louveira e o prédio da FAU-USP.
Com uma fachada cega – assemelhando-se a outros projetos residenciais de sua autoria – encravada no meio de Pinheiros, na Rua João Moura, o Edifício Tabafer, projetado em 1958, até poderia passar despercebido aos olhos dos transeuntes, não fosse por sua charmosa marquise em concreto aparente projetando-se para a calçada: um verdadeiro convite para desbravar sua autêntica arquitetura.
Ainda no andar térreo, deslocando-se para o interior do edifício, encontramos um exuberante jardim nos fundos do terreno.
Além disso, como característica comum às obras de Artigas, o prédio possui um detalhe bastante moderno pra época: uma lavanderia coletiva na cobertura que pode ser utilizada por todos os moradores, cujo projeto futuro (ja existente), a transformará em uma área de lazer e descanso nas alturas e com uma vista incrível.
Estamos diante de uma jóia rara! E que passa por um processo de revitalização muito bacana iniciado há mais ou menos 4 anos: além da renovação de moradores e administradora, há um plano de restauro muito bem desenhado para os próximos anos e sendo executado com afinco. Atualmente a fachada leste, composta por blocos cimenticios vazados esta sendo restaurada a todo vapor: novas peças estão sendo executadas para preencherem as mesmas já perdidas com o passar das décadas.
E o ape?
Esta charmosa morada, especificamente, foi recentemente toda reformada, mas conserva o melhor de sua arquitetura original: os grandes janelões de madeira ideais, típicos desta época, que permitem uma abertura total do vão e uma maior entrada de luz e ventilação, além do taco de madeira do piso:)
As instalações elétricas e hidráulicas foram totalmente atualizadas, assim como a planta também foi modificada para ampliar a área social e integrar a cozinha a sala. Para tanto, um dos dormitórios originais foi aberto e incorporado ao living pra lá de aconchegante. Enfim, os espaços receberam uma boa dose de modernidade e conforto necessárias a uma residência construída há quase 60 anos atrás…nada mais justo e com muito bom gosto, elegância e respeito ao mestre!
A planta, bastante funcional e flexível, possui enxutos 85m2.
A cozinha foi aberta a sala, aproveitando-se da luz do imenso e charmoso janelão de madeira. A atualmente a área íntima é composta por uma grande suíte – mais uma modernização da reforma – com armários embutidos e janela ideal – tipicas da época, garantem ventilação e iluminação bastante adequadas.
A lavanderia original também cedeu um pouco de espaço para criar, de forma muito inteligente, um lavabo e um hall/ escritório. Enfim, melhorou uma planta que já nasceu pra lá de bem resolvida:)
O apartamento não conta com vaga, porém, nesta localização, onde tudo está à mão, e com três estações de metro num raio de 700m, quem sabe o carro se torne obsoleto??
*Referência: ARTIGAS, Rosa. Vilanova Artigas. São Paulo: terceiro Nome, 2015