Descrição
Com 110m2, a Casa Pirajá se desenvolve em três andares. No primeiro, área social, escritório e cozinha. No intermediário, duas suítes, e no superior, lavanderia e laje contemplativa. Mergulhada no burburinho do Baixo Pinheiros, o melhor de Pinheiros está ao seu alcance.
A Casa Pirajá é um dos projetos de arquitetura mais reconhecidamente bacanas hoje em dia.
Com diversas publicações em mídias especializadas em arquitetura, essa casa merece mesmo toda a exposição que tem.
Mas os proprietários, que aproveitaram muito essa residência, procuram novos ares e novos lares, e por isso, a Casa Pirajá está à venda!
Num terreno bastante enxuto, de 4 x 24 metros, uma nova casa se reconfigurou.
Divida em três pavimentos, sendo térreo a área social, superior a área íntima, e laje, onde estão a área de serviço e lazer da casa, o programa arquitetônico chama atenção até dos mais leigos.
No térreo, o jardim frontal também pode ser usado como garagem para um carro. Aqui, o partido norteador do projeto fica bastante claro: integração.
Sala de jantar e cozinha são híbridas, de forma a não se saber onde inicia uma e termina outra.
Sala de estar e TV, jardim e escritório com lavabo compõe a segunda parte desse nível, sem nenhum parede dividindo todos esses ambientes.
Com estrutura aparente, vigas e pilares metálicos, lajes painel e tijolo maciço encontram eco na estante decorativa de chapa metálica, desenhada especialmente para esse espaço.
O jardim central, coração da casa, além de configurar um respiro da residência, ainda foi presenteado com uma jabuticabeira adulta, que entrou com um guindaste nesse pedacinho!
Lá no fundo, o escritório – única alteração do projeto original do Estúdio BRA – completam o nível térreo da casa.
A escada que dá acesso aos andares superiores é feita de dois materiais que não se encontram, mas convivem harmonicamente: concreto e metal.
No pavimento superior, duas suítes.
A principal, repleta de armários e com um banheiro com iluminação zenital. Virada para a frente do lote, um janelão piso teto que recebe muita insolação, especialmente de manhã, ilumina o espaço.
A segunda, um pouco menor mas muito generosa também, está para a porção mais adentro do lote.
Ambas contam com ar condicionado instalado.
Mais um lance de escadas, e chegamos à porta do céu.
Na laje, o piso elevado esconde toda a estrutura que comporta um jardim superior.
A lavanderia e os equipamentos de infraestrutura resolvem-se em um volume que pode ser aberto ou fechado por portas metálicas perfuradas do tipo camarão.