Descrição
Casa modernista, projetada pelo arquiteto Eduardo de Almeida, totalmente preservada e reformada, com 373m2 de área construída, três quartos (uma suíte), piscina e uma grande área de lazer, no Pacaembu!
Se você é do time dos apaixonados pela arquitetura modernista brasileira, prepare seu coração…
Um dos principais nomes da arquitetura Brasileira
Construída em 1968, esta casa é fruto de um projeto muito especial encomendado ao arquiteto Eduardo de Almeida (São Paulo SP 1933), cuja trajetória profissional é de extrema relevância pata nossa arquitetura.
Formado engenheiro-arquiteto pela FAU em 1960, Eduardo possui mais de 240 projetos e obras desenvolvidos o longo de 50 anos de atividade profissional.
Inspirado primeiramente pela obra de Frank Lloyd Wright (1867-1959), aproxima-se da arquitetura norte-americana com influência de Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), particularmente importante em São Paulo nos anos 1950 e 1960. Vem daí a freqüente associação da sua obra com conceitos como “elegância”, “clareza” e “rigor”, e sua obsessão pela modulação geométrica associada ao uso de componentes construtivos, como o bloco de concreto ou o tijolo cerâmico. Completa a sua formação a convivência na FAU/USP, e a proximidade com a “escola paulista”, liderada por Vilanova Artigas (1915-1985), marcada pela criação de grandes espaços associados ao uso do concreto armado e aparente.*
Uma casa pra se viver, com suavidade e leveza.
Seja pelo paisagismo exuberante, pela luz arrebatadora, pelo estado de preservação, pela planta muito bem resolvida ou por sua configuração principal toda no mesmo nível, esta casa é um sonho de refúgio urbano.
Há menos de 10 anos foi adquirida pelos atuais proprietários que fizeram um grande restauro, incluindo toda a infra estrutura de elétrica, hidráulica, telhamento, áreas molhadas, além de pontuais modificações de planta. E o que já era incrível ficou ainda melhor.
Com uma planta de 373m2 implantada em um terreno generoso de 493m2, a casa possui um programa principal que desenvolve-se praticamente em apenas um pavimento, um nível acima da rua.
Outro ponto interessante é o fato de que a residência abre-se muito timidamente para a rua, ao passo que se descortina totalmente ao jardim dos fundos. Por isso, a fachada frontal, visível aos transeuntes, é espartana e reflete exatamente o programa interno sem subterfúgios ornamentais de qualquer espécie.
O encanto está lá dentro….Está na circulação fluida entre os ambientes, no pátio ajardinado compartilhado entre as áreas de estar e copa/cozinha, no jogo sutil de luz e sombra que permeia o salão de estar e jantar, na delicadeza da iluminação zenital das áreas de banho.
No pavimento principal temos estar: e jantar totalmente integrados – que abraçam a lareira central -, uma copa/cozinha totalmente iluminada por janelas altas e pelo terraço que a cerca. Por fim, a área íntima composta por três ótimos dormitórios (sendo uma suíte), todos voltados para o s fundos do terreno e para o sol noroeste.
No andar inferior – acessado tanto por uma escada helicoidal em chapa metálica partindo do estar, quanto por uma outra escada que leva á cozinha – chegamos à cerejinha do bolo.
Uma generosa piscina emoldurada por um jardim incrível.
E, sob a projeção do andar principal, abrindo-se para o pergolado de madeira do quintal, um imenso salão atendido por copa/ cozinha, banheiro e lavanderia, que pode assumir uma serie de funções de lazer a home office!
Uma localização pra lá de arborizada e tranquila, ao som de passarinhos
No Pacaembu, pra quem busca um verdadeiro oásis, com muita área verde, jardim, espaços generosos, charme, e boa localização, esta casa é a combinação perfeita.
Estamos atrás do grande pulmão verde que é o Cemitério do Araçá.
Áreas verdes por aqui tampouco faltam: a casa esta imbricada logo atrás do cemitério do Araçá, além estamos cercados de pequenas praças e a 15′ de caminhada do Estádio do Pacaembú.
Apesar de estarmos na tranquilidade das ruas exclusivamente residenciais do bairro, estamos colados aos bairros do Sumaré, Perdizes e Higienópolis, e muito próximos também das vias principais da região: Rua Cardoso de Almeida, Av. Pacaembu, Av. Sumaré, Av. Dr. Arnaldo.
Por fim, a estação de metrô Sumaré fica a apenas 700m de distancia e 10 minutos de caminhada.
Um refúgio único, modernista por excelência, com história e alma paulistana, no Pacaembu!
- http://arquivoeduardodealmeida.com.br/sobre/