Vamos ao cinema?
VoltarOutubro é o mês que a cidade de São Paulo respira cinema. A 43º Mostra Internacional de Cinema invade uma série de salas, algumas em shoppings e outras em queridos cinemas de rua. São duas semanas respirando a sétima arte. Eu já fui daqueles que tirava férias nesse período para curtir a mostra e o finado Free Jazz Festival.
Mas, em uma cidade como São Paulo, não faltam opções durante todo o ano e que vão muito além das salas de shopping. Esqueça as longas filas, as poltronas reclináveis, as pipocas do tipo gourmet. São salas em centros culturais; associações; museus, com as mais diversas temáticas e com preços bem camaradas, quando não, grátis.
Onde?
Vou comentar um pouco dos que visitei. Ótima oportunidade de explorar a cidade de uma maneira diferente.
CCSP – Na Rua Vergueiro, em um prédio icônico, são duas salas, uma dedicada a mostras especificas e uma ao Circuito SPCine, com títulos comerciais com leve defasagem do lançamento nos cinemas. E você ainda pode observar os jogos de xadrez, as coreografias de K-pop, curtir o jardim suspenso… um dos mais divertidos. Preços camaradas
Cinusp Maria Antônia – No histórico prédio da Faculdade de Filosofia da USP, mostra temáticas, com o público composto por estudantes e moradores do baixo, cadeiras confortáveis e gratuito.
UMES – Na Bela Vista, uma homenagem a comunidade italiana do Bixiga, a Mostra Permanente de Cinema Italiano acontece todas as segundas, com clássicos de uma cinematografia que já foi tão presente na vida da cidade.
Cine Olido – Na antiga Cinelândia Paulistana o primeiro cinema dentro de uma galeria ainda resiste, reformado com programação atual também integrante do Circuito SPCine. No polo cultural ainda se pode visitar o Centro de memória do Circo e apresentações de dança.
Cineclube Marieta – Iniciativa muito simpática de reviver os antigos cineclubes, com retrospectivas de cineastas importantes. Sempre rola um bate papo pós filme, excelente chance de conhecer novas pessoas e histórias.
Matilha Cultural – Um cinema onde seu “aumigo” pode te acompanhar? Temos. Sempre filmes interessantes, de pouco circulação, mas de muita qualidade e reconhecimento e onde seu pet é muito bem-vindo.
CineSegal – Em uma simpática rua da Vila Mariana, próximo a Casa Modernista, o Museu onde era a casa do artista possui uma sala de cinema, com lançamentos do circuito de arte e obras cults. E você ainda pode curtir as exposições.
Cinemateca – O lugar exala cinema por todos os lados. Sessões em salas confortáveis ou ao ar livre.
IMS Paulista – Sala supermoderna, em um dos points mais agitados da Avenida Paulista.
Ainda testarei alguns, como o Museu de Arte Sacra, a Casa Guilherme de Almeida em Perdizes e Casa das Rosas. E sempre vale a pena ficar atento a programação das Unidades do SESC, principalmente as sessões infantis gratuitas aos domingos de manhã e não podemos esquecer o nosso apoio a CineSala em Pinheiros. Enfim, boas sessões!
Deixe um comentário