Casa assinada por Paulo Mendes da Rocha abraçada pelo verde da Chácara Flora.

Favoritos

Descrição

CASA ASSINADA POR PAULO MENDES DA ROCHA, NA CHÁCARA FLORA. SÃO 497M2 DE PURA ARQUITETURA, UMA OBRA DE ARTE NUMA ÁREA DE 2.522M2 ABRAÇADA PELO VERDE.

Estamos no coração da Chácara Flora, numa casa encomendada pela família King ao amigo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, uma obra de arte da arquitetura brutalista construída e imersa num terreno de 2522 metros quadrados em meio a mais exuberante paisagem verde, a natureza, mata atlântica aqui também é uma obra que chama a atenção.

A entrada de acesso à casa já tem seu charme, uma rampa de pedras ladeada pela vegetação robusta que cerca toda a propriedade dispensando muros e cercas, um portão baixinho de serralheria desenhada na cor verde nos dá boas vindas.

A casa foi incrivelmente planejada sob vigas de concreto, suspensa dando mais espaço a área externa. Um gramado impecável rodeia esse espaço, principalmente na frente da casa dando um ótimo recuo da rua.

Piso com mosaico de pedras portuguesas em tons rosé ladeiam a piscina que tem um desenho único.

Para cada canto que olhamos nos sentimos abraçados pelo verde da natureza nativa, Costelas de Adão enormes, árvores frondosas, várias espécies muito bem cuidadas, aqui o verde parece mais verde contrastando com o azul do céu e o cinza do concreto.

Uma área de convivência especial com muito espaço para receber a família e os amigos.

Descendo para um ambiente de apoio a esta área externa, temos 2 quartos com banheiro completo clean e muito charmoso, com pia de quartzo branco, e o ladrilho hidráulico black matte , esses dois espaços podem ser utilizados como ateliê, office, quarto para funcionários ou o que sua necessidade pedir.

Vestiário que da apoio a área da piscina com mais um banheiro completo no mesmo estilo.

Aqui neste piso a lavanderia com espaço generoso e janelas charmosas bancada em ardósia e espaço lava e seca e mais um quarto serviço. Janelas com vista para o jardim.

Paulo Mendes consegue trazer leveza a arquitetura brutalista uma obra atemporal de uma beleza que se mantém viva e charmosa ao longo desses 50 anos, sim essa casa foi projetada em 1972 e entregue em 1974 e tem muita historia da família King registrada nessas 5 décadas.

Essa casa mereceu a  capa do livro em homenagem às obras de Paulo Mendes da Rocha.

Acesso á casa:

Uma linda escada de concreto com a serralheria verde no guarda corpo desenhado pelo Paulo nos leva a entrada social e todo o corpo da casa.

Atentando em todos os detalhes,  a maçaneta da porta de entrada, redonda de madeira maciça se destaca na porta de vidro.

Logo entrando uma biblioteca como uma vista exuberante do verde do jardim.

A casa toda cercada por vidros piso ao teto com a pintura da natureza nos leva a um universo de paz e harmonia, o canto dos pássaros, as flores, as borboletas fazem parte da decoração desse ambiente.

Um guarda corpo de concreto chamado pelo James King de Romeu e Julieta nos convida a contemplar a área externa.

O ambiente social todo em concreto e circunda o contorno da casa. Transpira a leveza do brutalismo em seus traços e desenhos.

Esse desenho de circulação com janelão em todos os lados que olhamos trazem qualidade de vida e muita luz e verde para todos os lados que olhamos

Uma lareira de piso.

Área íntima:

O concreto aparente, a continuidade dos espaços e a elegância das linhas chamam a atenção nos projetos do Paulo Mendes.
Aqui na área íntima podemos ter essa percepção, uma bancada de concreto sob um janelão piso ao teto de parede à parede faz a vez de corredor para os 4 dormitórios deste espaço contínuo.

Primeiro a suíte master com vista para essas janelas com a natureza de plano de fundo.

Todo piso deste ambiente em ladrilho hidráulico cinza noite.

Um banheiro generoso com claraboia e muito sol , teto de concreto, espaço branco do chuveiro e a bancada robusta branca com mais traços do Paulo.

Segundo espaço um mega closet com claraboia e sol, pode ser usado como mais um dormitório de solteiro ou um office.

Mais um quarto que pode ser um segundo closet ou quarto de solteiro ou mais escritório.

Mais dois dormitórios , com banheiro comum, Jack and Jill!

Todos lindamente remetidos à arquiteta brutalista de Paulo Mendes.

Todos os dormitórios são separados com paredes duplas e portas de correr.

Banheiros são de layout diferentes mas nas mesmas formas e estilos.

Todos os quartos são voltados para janelão que ladeia toda atea de passagem e circulação. Vista para piscina e para verde do terreno.

Sol da manhã e da tarde na área íntima.

Tudo e tão incrível que me faltam palavras para descrever a visita é necessária para sentir toda essa arquitetura desenhada e feita com toda expertise do Paulo Mendes.

Terminando o circuito da área íntima retomamos a área social,  uma árvore plantada no meio do caminho, surgindo piso de ladrilho.
Muito especial.

Cozinha com bancada de quartzo e um janelão de ponta a ponta com vista para as Costelas de Adão. Pia e cuba em mármore verde e mais um banheiro, um  lavabo com a mesma cuba de um mármore verde especial.

Armários com prateleiras de concreto e espaço geladeira ‘side by side’. Duas dispensas.
Tudo tudo com a vista verde.

É muita emoção descrever essa casa e viver a sua história. Estamos sendo guiados pelo David que viveu toda essa arquitetura desde os 9 anos de idade.

Retornando  ao circuito mais uma árvore plantada no piso. Um espaço para copa ou sala de jantar.

Uma mesa para um chá,  um happy hour com vista para escada da entrada e o verde exuberante.

Água no telhado e peixinhos para ambientar a temperatura da casa, impermeabilização com nova tecnologia sem umidade.

Voltando ao jardim, um caminho no meio da vegetação nos leva a um pomar com árvores frutíferas e uma linda vista da casa toda, jardim e da piscina.

  • Elétrica e hidráulica atualizadas em 2023.

A casa fica no Condomínio Chácara Flora, localizado na região sul de São Paulo. O condomínio foi comprado por um engenheiro chamado McMillen em 1924 e inicialmente foi dividido em mini chácaras.

Nesse período, os principais moradores eram estrangeiros, diretores de empresas americanas e alemãs.

O condomínio possui mais de 1 milhão de metros quadrados e tem como principal diferencial, a vasta e exuberante área verde que é uma reserva de Mata Altântica. Árvores típicas e animais como saguis, pica-pau e araras, podem ser vistos pela região. Condomínio tem 2 lagos.

Realmente quando entramos no condomínio, nem parece que estamos dentro de São Paulo, com certeza quem mora ali, tem uma qualidade de vida mais privilegiada tanto pelo contato com a natureza como pela segurança.

 

Bairro

Chácara Flora

Configuração

Área útil: 497 m2
Área do Terreno: 2522.95 m2

4 Quartos (3 Suítes)
5 Banheiros
1 Lavabo

6 Vagas

Detalhes

Área Externa
Casa Térrea
Piscina
Portaria 24hs
Portaria Presencial
Próximo a Parque
Varanda

Valores

Preço: Sob Consulta
Condomínio: R$ -
IPTU: R$ -

Código RU

7489

adicionar aos favoritos

× Como posso te ajudar?