Descrição
Lançado em fevereiro de 1983, o Edifício Villa Tre Fontane era mais um empreendimento da Construtora Vértice na cidade. Nas publicidades à época de seu lançamento, o edifício foi apresentado como sendo “uma mansão por andar”, e de fato é! Construído em 15 meses, o edifício é composto por uma torre única com 9 pavimentos. Desses 9, 8 andares são pavimentos-tipo, com apartamento de 450 m² e os dois últimos pavimentos formam a cobertura duplex com 650 m².
O pavimento térreo do edifício encontra-se no nível acima da cota da rua. Este desnível é vencido por um lance de escadas, atribuindo imponência ao edifício e um visual interessante. As pedras portuguesas da calçada, que adentram o edifício, davam a continuidade deste com a rua, porém, fruto da insegurança dos dias atuais, foram acrescentados muros de vidro no alinhamento com a avenida Washington Luiz.
Embora seu acesso tenha passado por alterações, as suas varandas dotadas de floreiras ainda continuam abertas, conforme o projeto original, destacando os elementos cheios e vazios, valorizando o conjunto arquitetônico.
A incorporação e construção ficou a cargo da Vértice, que possuía como diretores técnicos o engenheiro Luiz Fernando Doneux, formado pela Escola Politécnica da USP em 1954 e o arquiteto Federico Antezana Mendez, graduado na Universidade Federal de Minas Gerais em 1963, este assina o projeto do Villa Tre Fontane.
Fundada na década de 1970 e em atividade até hoje, a VÉRTICE já entregou 45 empreendimentos entregues, atuando não só em Santos, sua cidade de origem, como também em Guarujá, São Vicente, Sorocaba e São Paulo.