Vila Maria Zélia

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Inaugurada em 1917, a Vila Maria Zélia se destaca por ser uma das mais importantes operadoras da cidade de São Paulo. Idealizada pelo empresário Jorge Rua, proprietário da tecelagem Cia Nacional de Tecidos da Juta. A Vila foi construída para abrigar os funcionários da nova filial da indústria no Belenzinho, que tinha sua sede no bairro de Santana. O grande destaque da Vila Maria Zélia se deu por grande preocupação que Rua tinha em relação ao bem estar dos seus funcionários. Por isso, contratou o arquiteto francês Paul Pedraurrieux, que já tinha uma grande experiência em construção de vilas operárias na Europa. Dessa forma, além de possuir residências confortáveis, a Vila também conta com igreja, ambulatório, escolas (Escola de Meninos e Escola de Meninas), armazéns, praça e espaços para prática de esportes.

Infelizmente o tempo não foi gentil com essa Vila, uma das razões para isso foi o seu tardio tombamento que só ocorreu em 1992. Dessa forma, muitos detalhes já sofreram processo de descaracterização. Outro fato lamentável é a situação dos prédios comerciais que estão em péssimo estado de conservação, como no caso das escolas que são extremamente degradadas. Uma das razões para isso, é que os prédios no passado foram confiscados pelo governo federal e repassados ​​pelo INSS devido às taxas da tecelagem.

Por fim, uma curiosidade, Maria Zélia foi uma das filhas de Jorge Rua que morreu precocemente de tuberculose durante a construção da Vila, sendo assim, a Vila é uma homenagem feita pelo pai.

 

Texto: Pedro Bertolucci

Fotos: Milena Leonel

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Paul Pedraurrieux
Ano da Construção:
1917
COLABORE
× Como posso te ajudar?