VILA BUTANTÃ

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Localizado no Morro do Querosene, este condomínio é um verdadeiro oásis dentro da cidade.

No bairro do Butantã, seu loteamento foi tardio e não havia água encanada ou luz e, como todos ao redor já tinham luz elétrica, ficou conhecido como Morro do Querosene.

Concebido pelo renomado arquiteto Marcos Acayaba, em parceria com o Engenheiro Hélio Olga, o projeto foi um desafio levando-se em consideração o terreno com inclinação bem acentuada.

Assim nasceu o Vila Butantã, condomínio composto por 16 casas, geminadas aos pares, dispostas em um renque superior com 4 casas acrescido de um renque inferior com 12 casas.

Com plantas meticulosamente pensadas e articuladas pelo terreno, teve como inovação a utilização de um sistema de lajes nervuradas mistas de concreto e madeira – sistema composto por barrotes de 6 x 20cm de madeira e laje de concreto de 4cm de espessura – proporcionando vãos livres de 6 metros.

As casas, deslocadas entre si no eixo horizontal, garantem a insolação e privacidade dos moradores.

Em meio à rica natureza da região e com árvores que foram preservadas desde antes da construção, as casas têm orientação Leste-Oeste e possuem seus pavimentos mais próximos ao solo, desnivelados em 3 metros, o que possibilitou que a área social e terraço ficassem no nível inferior, voltados ao jardim.

Com o acesso e área funcional concentrados no pavimento seguinte (garagem, sala de jantar, cozinha e área de serviço), tem os quartos no pavimento superior, privilegiados pela vista livre da região.

Ainda, em um nível acima, conectado por uma charmosa escada Santos Dumont, uma área livre para ser aproveitada como solário.

O grande privilégio é poder aproveitar a área comum, composta por uma bela piscina, salão para festas e um grande e bem cuidado gramado.

O paisagismo aqui é protagonista e traz um sentimento de estar fora do urbano, com a beleza de regiões praianas. Cabe aqui uma citação de seu criador: “Uma maneira de se pensar a beleza: aquele lugar onde nada sobra e nada falta.”

Ficha Técnica:
Autoria: Marcos Acayaba, Suely Mizobe e Hélio Olga
Construção: 2004
Texto: Alessandra Felix
Fotos: Marcello Orsi

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?