Teatro Brasileiro de Comédia

Descrição

Quem transita pela Rua Major Diogo, ao se deparar com a elegante construção eclética envolta em andaimes e telas de proteção, certamente desperta curiosidade.

O edifício de 4 pavimentos apresenta em sua fachada uma  uma placa com um verbete que reconhece sua importância na memória do bairro e, por extensão, da cidade. Essa iniciativa partiu do Departamento de Patrimônio Histórico, como parte de um projeto que enaltece a cultura de São Paulo. 

Nela lemos: “TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA –  O TBC foi fundado em 1948 por Franco Zampari, inaugurando o chamado novo profissionalismo no teatro moderno. Estreou com as peças ‘La voix Humaine’ e ‘A Mulher do Próximo’”.

Com o apoio financeiro da elite paulistana, surgiu o  Teatro Brasileiro de Comédia. Foi no fim da década de 1940 que Franco Zampari e seus os companheiros alugam um edifício, um velho casarão, na rua Major Diogo, e o reformam, para abrigar uma infraestrutura de carpintaria e iluminação. Inaugurado após quatro meses, em 11 de outubro de 1948, o TBC detinha uma estrutura “de luxo” para a época, com “duas salas de ensaio, uma sala de leitura, oficina de carpintaria e marcenaria, almoxarifados para cenografia e figurinos, além de modernos equipamentos de luz e som”.

As portas deste local estiveram abertas até 2008, quando encerrou suas atividades. Desde então, diversas iniciativas foram empreendidas para reformar e reabrir este espaço ao público.

Será que esses andaimes nos dizem algo? Um deles sussurrou que abrigará uma nova unidade do Sesc…

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Ano da Construção:
1948
Endereço
Rua Major Diogo, Bela Vista
COLABORE
× Como posso te ajudar?