Descrição
O Edifício Santos Augusta é um projeto do arquiteto Isay Weinfeld, concluído em 2017, entre a Rua Augusta e Alameda Santos. O projeto consiste em uma torre que mescla usos comerciais e institucionais.
A torre foi implantada no lote de trás do Conjunto Nacional, de David Libesking. Esse conjunto é conhecido por uma praça interna, que garante uma maior permeabilidade urbana e uma transição mais branda e eficiente do espaço público para o privado. Dessa forma, o partido arquitetônico adotado por Isay consiste em estabelecer uma conexão com o Conjunto Nacional, que permitisse a continuidade da praça interna do edifício de Libesking. Assim, optou-se pelo alargamento da calçada em direção a torre do Ed. Santos Augusta.
Dessa forma, quem atravessa a praça do Conjunto Nacional rumo a Alameda Santos, se depara com uma nova praça a céu aberto, repleta de jardins e áreas de estar, que conduzem a entrada do Ed. Santos Augusta, onde está o lobby, o café o acesso ao teatro e aos escritórios do edifício. Durante o dia, amplas portas de correr se abrem e unem a área externa ao térreo.
Além disso, a volumetria do edifício é composta por quatro blocos sobrepostos, de diferentes tamanhos e proporções, que formam uma torre com um aspecto descontínuo, de maneira que os diferentes usos dos blocos podem ser identificados na fachada. O primeiro bloco da torre, acomoda o teatro e a área de apoio. O segundo e o terceiro bloco, são compostos por unidades comerciais com terraços, e o quarto bloco, acomoda o mezanino do escritório da cobertura e um andar técnico.
Ademais, entre os blocos, há um andar de transição, em que há um recuo da fachada em todas as quatro faces, no intuito de destacar a independência entre os quatro volumes. Nesses pavimentos de transição, há um restaurante, uma área comercial e uma área comercial duplex. Os revestimentos dos volumes são de pedra marrom, tipo arenito, mas a paginação e o acabamento das pedras diferem de um bloco para outro da torre.
Portanto, a região do espigão da Paulista foi presenteada em 2017 com mais um projeto que tinha como objetivo estabelecer uma relação mais respeitosa com o espaço público, e que ao mesmo tempo oferece novas opções culturais e novas opções de lazer, o que torna a região ainda mais atrativa.
Texto: Diogenes Victor da Silveira Filho
Foto: Marcello Orsi