Rino Levi, Burle-Marx e a Família Gomes

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O Pacaembu é um bairro cheio de surpresas arquitetônicas, e vamos falar de uma casa pouco conhecida, projetada por Rino Levi para a Família Gomes.

Ao contrário da residência Olivo Gomes, localizada em São José dos Campos, uma das obras mais famosas do arquiteto e que hoje abriga o Parque Municipal Roberto Burle Marx, a casa projetada para seu filho, Clemente Gomes, não foi divulgada nos meios acadêmicos ou nos portais de arquitetura, à exceção de uma única publicação na revista Arquitetura e Construção, em uma matéria especial sobre a vida e obra de Rino Levi.

Construída nos anos 50, a casa apresenta diversos aspectos recorrentes em outras obras do arquiteto, como a característica de ser voltada para o interior do lote e, ainda assim, manter uma generosa relação com a rua, no caso, um grande recuo frontal apresenta um jardim suspenso e uma rampa de entrada para automóveis.

Apesar de sua fachada sóbria, utilizando materiais discretos, que se mimetizam com a paisagem, o projeto é cheio de nuances. Começando pelos portões de ferro, pintados de preto, que através de pequenas aberturas permitem a circulação de ar e restringem a visão de quem passa pela rua. Ao cruzá-los, o visitante entra em um pequeno pátio ajardinado e é conduzido em direção a porta de entrada, através de um caminho pavimentado com mosaico português, coberto por uma laje plana de concreto e ladeado por uma parede revestida por vidrotil, em tons de verde.

A porta de entrada está posicionada em uma grande superfície, com esquadrias de madeira e vedações em vidro, apesar de ser maciça e impedir a visão do interior da casa, ao lado dela estão as aberturas de vidro, que possibilitam ver através da casa, ultrapassando os pátios internos e chegando ao terraço com vista para o Pacaembu.

No lugar de um hall de entrada, foi projetada uma galeria, que dá acesso as três alas da casa. Ao entrar, o primeiro elemento que chama a atenção é o terraço ao fundo, ligado ao living, mas em primeiro plano está o escritório. A ala dos quartos está à direita e o acesso ao lavabo e a cozinha, são praticamente imperceptíveis, posicionados à esquerda de quem entra.

É uma casa onde a riqueza de detalhes surpreende pelo cuidado com o qual, como sempre, o arquiteto Rino Levi, projetou cada ambiente o transformando em um cenário perfeito.

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

× Como posso te ajudar?