logo

Residência Knapp

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Há edificações que nos impactam por sua história, estética, e racionalização de sua arquitetura de forma arrebatadora! Pudera: o projeto desta casa saiu da prancheta do arquiteto e atual professor da FAU-USP Dácio Ottoni, em 1965.  Amigo desde aquele tempo da família Knapp, únicos proprietários dessa bela residência.

Como se não bastasse a autoria arquitetônica renomada, o engenheiro estrutural é nada menos que Duílio Marone, braço direito de Vilanova Artigas. Este fato explica a sua concepção extremamente funcional  dos espaços, e a simplicidade das soluções, levando a máxima “menos é mais” da época a todos os seus espaços.

A casa é composta por dois pavimentos – que se acomodam sabiamente ao declive do terreno – e volta-se totalmente aos fundos, descortinando-se em sua direção um extenso jardim que emoldura toda a edificação.

No andar de acesso pela rua, ao passarmos por um charmoso hall de entrada (chapeleira) e lavabo, logo chegamos as salas contíguas: estar e jantar integrados e o escritório. Todos estes espaços são abertos e iluminados para o paisagismo posterior através de grandes e charmosas portas de correr, e integrados pela grande vedete da casa: uma varanda linear com guarda-corpo minimalista de madeira de onde se pode avistar toda a magnitude do jardim que se pronuncia e agiganta-se a cada novo olhar.

Ainda neste pavimento podemos acessar a cozinha, despensa e a lavanderia anexa, assim como os dois quartos e banheiro de serviço, toso espaços voltados para a frente do terreno.

A partir da ampla sala acessamos a generosa escada, outro elemento que se destaca na composição com as paredes compostas por blocos de concreto aparentes.  É através dela que chegamos a ala íntima da casa, localizada no pavimento inferior. Os quatro quartos situam-se na projeção das salas acima, abrindo-se à paisagem deslumbrante dos fundos. A suíte, localizada na extremidade direita, encontra-se mais reservada em relação aos demais quartos que são servidos por mais dois banheiros neste piso.

Um dado curioso e muito interessante dos azulejos dos banheiros e cozinha: cada ambiente possui uma estampa – reproduzidas nas cerâmicas – desenhadas por uma das filhas e esposa do proprietário (foto detalhe).

O jardim, além de lindo,  reserva ainda surpresas: uma escadaria central coberta por um charmoso pergolado de concreto aparente nos leva a um pequeno páteo de lazer, perfeito para as crianças brincarem e se divertirem.

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Dácio Ottoni
Ano da Construção:
1965
Endereço
Rua das Malvas, 80
COLABORE

Imóvel disponível

Favoritar

Uma jóia rara na Cidade...

R$ 3.600.000,00

396 m2/ 4 Quartos (1 Suite) / 4 Banheiros / 3 Vagas

× Como posso te ajudar?