Descrição
O projeto, realizado em 1958, foi encomenda de um dos maiores nomes da fotografia moderna brasileira ao arquiteto, urbanista e amigo Jorge Wilheim, (Trieste IT 1928 – São Paulo SP 2014), cuja trajetória profissional é de extrema relevância à arquitetura e ao planejamento urbanísticos brasileiro.
Wilheim realizou uma série de obras públicas e grande edifícios, dedicando-se também ao urbanismo e à administração pública. Seu legado é composto de obras emblemáticas para a arquitetura paulistana como o Parque Anhembi (1967-73) e os projetos de reurbanização do Vale do Anhangabaú (1981-91) e do Pátio do Colégio (1975). De sua prancheta saíram também projetos como a sede do Clube Hebraica (1961), o Serviço Social das Indústrias (Sesi) – Vila Leopoldina (1974), a Galeria Ouro Fino, entre muito outros.
A implantação da edificação, solta dos quatro alinhamentos no terreno, privilegia dessa forma a boa insolação e a ventilação natural e possibilita jardim em toda a sua volta.
Com apenas um único volume, a construção de 565m2 possui uma volumetria limpa, de linhas retas e é toda disposta disposta em meio níveis capazes de vencer um terreno em declive. Além disso, possui pouquíssimas aberturas para a rua (janelas altas) e, em contraponto, totalmente aberta a um exuberante jardim no interior do terreno.
A caixilharia original é sem dúvida um capítulo a parte. Nas áreas sociais portas balcão de ferro de correr e camarão, já no escritório e quartos, janelas ideais de madeira. A fachada posterior recebe um dos elementos mais marcantes dessa edificação: grandes brises de ferro pivotantes, que ao terem seu posicionamento individual alterado, criam belos desenhos e quadros distintos da paisagem.
Os materiais de revestimento, por sua vez, também compõem de forma magistral com a estética adotada. Pedra rustica nos pisos das salas, halls e circulações – assim como madeira (inferior), pastilhas 2×2 (cozinha/copa). Living com paredes em tijolos aparentes pintados na cor branca e forro em tabuado de madeira.
O paisagismo de Roberto Coelho Cardozo, complementa de forma perfeita essa que é um exemplar relevante do melhor do modernismo dos anos 1950 no bairro do Pacaembu em São Paulo.