Residência Dr. Japhet Valle Porto da Motta 

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

A casa chama a atenção de quem caminha pela Conselheiro Nébias no bairro Vila Mathias. Não há quem não diminua os passos para dar uma espiada neste belo exemplar do começo da década de 1920.

Pronta em 1921, foi construída a mando do Dr. Japhet Valle Porto da Motta por Adalberto Moura Ribeiro, engenheiro este que, anos mais tarde, foi um dos responsáveis pelo projeto definitivo dos jardins da praia nos anos 30. Japhet acabou residindo na casa apenas em 1927, pois neste ínterim foi ocupar um alto cargo no Maranhão como Inspetor da Alfândega. Durante este período, alugou a casa para Benedito Gonçalvez, comissário de café, que aguardava o término da construção da sua casa na avenida Ana Costa.

Segundo Carlos Finocchio no artigo Santos do Século XX: A Trajetória da Arquitetura e Urbanismo (2011) , a entrada pelo terraço com suas duas grossas pilastras (trapezoidais) permite o acesso ao vestíbulo, servindo de hall de distribuição para diversos cômodos da parte inferior do sobrado: escritório, sala de visitas, salão de jantar, sala de almoço etc. O revestimento interno das paredes, da época da construção, recebeu pintura em têmpera com desenhos no teto e frisos decorados com guirlandas pintadas no alto.

“O aspecto das mansões que pontificaram na nova zona urbana da cidade, agora na orla da praia, mais uma vez traduzia o novo habitus da elite da região. Longe dos maciços centrais da ilha de São Vicente , servidas por uma malha viária mais elaborada para o transporte urbano, a elite pôde, naquele momento, inaugurar um novo espaço para suas novas posturas no morar e viver na cidade.” (FINOCCHIO, 2011).

Tombada pelo Condepasa em 2004.

Texto : Mario Rodrigues Jr


Arquiteto:
Engenheiro Adalberto Moura Ribeiro
Construtor:
Engenheiro Adalberto Moura Ribeiro
Ano da Construção:
1921
Endereço
Av. Conselheiro Nébias
COLABORE
× Como posso te ajudar?