Recebedoria de Rendas Estadual

Descrição

Na Praça Antônio Telles há um prédio que os santistas chamam de “Mesa de Rendas” – é onde funciona a Delegacia Regional Tributária do Litoral e subordinada à Secretaria da Fazenda do Estado.

Desde 3 de outubro de 1887, a Recebedoria de Rendas ocupava um sobrado modesto e antigo, no Largo da República, 37, quando então se instalou no Largo Ladislau, atual Praça Antônio Telles, em um prédio especialmente construído. Posteriormente, no começo do século XX esse imóvel deu lugar a um edifício com linhas ecléticas que durante muitos anos atendeu às necessidades da repartição. Finalmente, no mesmo local, foi construído em 1944 o prédio atual.

O imóvel segue estilo moderno com linhas clássicas. Na fachada principal, há uma escadaria para adentrar no prédio e, no mesmo local, existe um pórtico com frontão triangular sob quatro colunas dóricas. O Palácio é formado por um bloco maciço que conta com seis pavimentos.

Em março de 1943, a Revista Acrópole publicou o projeto de autoria do engenheiro arquiteto Eduardo Correa da Costa Jr: 

“Dentro de poucos meses, a cidade de santos será dotada de um dos mais belos edifícios públicos – A RECEBEDORIA DE RENDAS ESTADUAL – de há muito que a administração pública vem resolvendo dentro das possibilidades do erário, o problema inadiável e necessário de ampliação e reforma completa nas instalações e aparelhamento das Estações arrecadadoras e fiscais – Santos, nesse sentido se ressente mais do que qualquer outra cidade. Grande porto sul americano, e importante centro comercial e cultural – terá o seu perímetro urbano enriquecido pela implantação de um belo prédio  um próprio estadual de grande significação social”  Acrópole, nº 9, p 373, mar 1943.

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Eduardo Correa da Costa Jr.
Construtor:
Eduardo Correa da Costa Jr.
Ano da Construção:
1943
COLABORE
× Como posso te ajudar?