Prédios Pé na Areia

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O chamado “Pé na areia” é um conjunto de 10 edifícios construídos entre a década de 1960-1970 nas areias da praia do José Menino. Aquela área já era ocupada desde o final do século XIX, tendo o Hotel Internacional como a mais imponente e conhecida construção do trecho..

Desde a década de 1940 já se estudava um projeto de urbanização daquela região, preconizada pelo Eng. Prestes Maia no “Rascunho preliminar do Plano de Santos” (1947).

Em 1960, o Plano de Urbanização do José Menino foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Santos. Segundo o deputado estadual Gustavo Martini,  “aquelas velhissimas construções, quase que centenárias que tantos e tão bons serviços haviam prestados à coletividade no passado, com o correr o tempo e o desenvolvimento que Santos tem atravessado nestes últimos anos, estavam a requerer sua substituição por prédios modernos e condizentes com a beleza da orla da praia santista.” (A Tribuna 25 mar, 1960). Martini tinha grande interesse de melhorar urbanisticamente aquele entorno, já que a família era proprietária do Grande Hotel Martini, em frente a área, transformado posteriormente em edifício residencial, hoje conhecido como Paranapuã.

As novas construções ficaram subordinadas aos ditames do Código de Obras da época, que proibia a execução de muros divisórios, tanto nas laterais dos lotes como nas testadas junto à avenida e a praia, ficando estipulado que as divisas dos lotes seriam assinaladas por cerca viva, com vegetação baixa ou canteiro de flores. Infelizmente essa condição inicial não perdurou por muito tempo,  consequência da insegurança dos dias atuais.

E você sabia que ali nos “pé na areia”, no Edifício Irmãos Mexia Santos, fica o escritório da Refúgios Urbanos Santos, uma imobiliária fundada em 2013 na cidade de São Paulo que agora desceu a serra e está com um escritório na praia. Agende sua visita e venha tomar um café conosco!


Ano da Construção:
1970
Endereço
Areais da Praia José Menino
COLABORE
× Como posso te ajudar?