Descrição
Localizado no Bairro Jabaquara, o prédio da Santa Casa de Santos se destaca pela sua monumentalidade. Inaugurado pelo Presidente Getúlio Vargas em 2 de julho de 1945, o novo prédio da antiga instituição passou a ser um dos maiores e mais bem equipados hospitais do país, com capacidade para 1400 leitos.
O hospital é o mais antigo do Brasil, tendo sido instalado por Brás Cubas, o fundador de Santos, em novembro de 1543, nas proximidades do Outeiro de Santa Catarina. Junto com o hospital, chamado de Todos os Santos, foi criada a Irmandade da Misericórdia, sob a divisa “Casa de Deus para os homens e porta aberta para o mar”, e que se reunia primitivamente na Capela de Santa Catarina.
O prédio atual é a quarta sede já construída, sendo a anterior, de 1836, parcialmente destruída por um deslizamento do Monte Serrat em 1928. Ainda hoje é possível observar ruínas da antiga sede que fica junto à saída do Túnel Rubens Ferreira Martins, pista sentido praia/centro.
A construção ficou a cargo da Azevedo & Travassos S.A., responsável também pela construção do grupo escolar “Cidade de Santos” [1940] na avenida Senador Dantas Fundada em 1922 pelos engenheiros Francisco Azevedo e Francisco de Palma Travassos, ainda em atividade, se destaca até os dias de hoje como prestadora de serviços de engenharia e construção em geral.
Imagem 4: Revista Acrópole. n.91, p. 175, nov. 1945.