Descrição
Localizado na Rua 24 de Maio, o Prédio Cadete Galvão não passa despercebido.
A fachada eclética do edifício é um exemplo de um estilo amplamente utilizado na cidade de São Paulo, com destaque para o escritório de Ramos de Azevedo, um dos maiores expoentes desse movimento. Azevedo foi responsável por importantes obras, como o Theatro Municipal, o Liceu de Artes e Ofícios (atualmente a Pinacoteca do Estado de São Paulo) e a Estação da Luz. Em alguns sites, o Prédio Cadete Galvão também é atribuído a esse renomado escritório.
O prédio foi concebido pelos herdeiros de José Pedro de Brito Galvão de Moura Lacerda, conhecido por Cadete Galvão, falecido em 1900. Seus descendentes, Rita Galvão de Moura Lacerda e Oscar da Cunha Vasconcellos, deram ao edifício o nome de “Prédio Cadete Galvão” como uma homenagem ao patriarca da família.
Com 9 pavimentos, o prédio foi construído em 1928 com finalidade residencial. Sua estrutura em concreto armado foi executada pela firma Duarte & Cia, conforme o alvará de licença datado de 8 de abril de 1927.
Os elevadores foram fornecidos pela Companhia Mecânica de Elevadores, de Gabriel Gérman & Cia, fabricante dos elevadores Hispano-Brazil, conforme o memorial de 19 de setembro de 1928.
Uma curiosidade é que, no primeiro andar do prédio, encontra-se o Museu Tattoo, fundado em 2004, durante a primeira edição do São Paulo Tattoo Festival. Por enquanto o museu está em reforma, mas em breve abrirá para visitação.