Descrição
Um conjunto de 56 edifícios e 39 sobrados, que mais parecem uma fenda no espaço e no tempo, pronta para levar quem passa a uma época, em que a calmaria das ruas e o convívio casual com o que passava do outro lado da calçada, geralmente, resultavam em um bom dia ou boa tarde sorridentes. Essa é a sensação de quem passeia pelas ruas de paralelepípedo do conjunto de habitações construídas durante a década de 50.
Eles proporcionam um estilo de vida quase em extinção em SP, com muros baixos, sem milhares de aparatos tecnológicos de segurança, elevadores ou garagens subterrâneas e é dessa maneira que vivem ali os afortunados de Pinheiros. Os moradores, muito preocupados com a preservação do conjunto, iniciaram um abaixo-assinado, para que as ruas de paralelepípedo também fossem protegidas pela lei, pois os “remendos” estavam sendo feitos de maneira usual e não com novos paralelepípedos. É inegável a participação pertinente do modelo que as ruas possuem à preservação característica do conjunto, dessa forma é imprescindível que também estejam sob a proteção da lei.
Valorizadíssimos no mercado imobiliário atual, os “predinhos de charme”, como são chamados, foram projetados por Felix Dabus, filho de Raduan, imigrante libanês, que comprou o terreno da Hípica, a qual havia se mudado para Santo Amaro. Foram inspirados nas construções da época de intensa industrialização do pré-guerra, que geralmente abrigavam os funcionários das industrias. Aqui no Brasil, foram construídos para aumentar o patrimônio da família Dabus e muitos apartamentos ainda pertencem à família.
Espaçosos e confortáveis os apartamentos reproduzem internamente o mesmo padrão de qualidade que o conjunto cria externamente.
Nome: Predinhos da Hípica
Data de construção: durante a década de 50
Projeto: Felix Dabus
Endereço: Teodoro Sampaio, Mourato Coelho, Arthur de Azevedo e a Avenida Pedroso de Moraes, Pinheiros
Fontes de pesquisa:
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.080/279
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=ruas
Fotos : Milena Leonel