Paulicéia

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Edificio Pauliceia
Autoria: Gian Caro Gasperini e Jaques Pilon
Ano: 1956-1959

Sao duas torres que levam nomes diferentes( Pauliceia e Sao Carlos do Pinhal) dispostas sobre um grande lote com um grande espaço para uso comum entre elas.

“Projetados por Jacques Pillon (1905-1962) e Gian Carlo Gasperini, 84, no fim dos anos 50, os prédios sintetizam características fundamentais da arquitetura moderna: fachada com pastilhas e venezianas; marquises e pilotis (tipo de coluna) no térreo, que, no projeto original, era totalmente aberto tanto para a Paulista quanto para a rua São Carlos do Pinhal.
A proteção do Condephaat compreende às áreas comuns em todos os andares, o projeto paisagístico dos jardins e a fachada original do conjunto.
Isso significa que os proprietários de apartamentos não precisam de autorização do órgão para fazer reformas internas, desde que não interfiram em nenhum desses elementos.
A venda de apartamentos também está liberada, mas o aluguel da cobertura para antenas de celulares está vetado.
Entre os moradores, a notícia foi bem recebida. “O projeto cristaliza muitos dos ideais da época em que foi projetado. O tombamento é uma ótima notícia”, diz o arquiteto Ângelo Bucci, 46, proprietário e morador do edifício São Carlos do Pinhal há 14 anos.
O pedido de tombamento foi formalizado em 2003, por moradores preocupados com uma possível mudança do projeto paisagístico do jardim.
“É importante conservarmos as características originais do projeto”, diz o arquiteto Carmelo de Benedeto, morador do São Carlos do Pinhal e um dos autores do pedido.
Reduto de arquitetos e urbanistas, os prédios passaram por reformas pontuais nos últimos anos. A mais recente delas, em 2006, teve a substituição dos elevadores. “O prédio está em ótimo estado de conservação”, diz Benedeto.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2005201017.htm

120 apartamentos de 70 a 190 mq dispostos sobre 23 andares.

Veja aqui um apto : https://www.youtube.com/watch?v=nXjg14PnFio

Fotos : Emiliano Hagge

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Imóvel disponível

× Como posso te ajudar?