logo

Parque Verde Mar

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

“Eis o castelo encantado que se erguerá na linda praia santista do Boqueirão”

Era assim que o Edifício Parque Verde Mar era descrito nas propagandas de venda!
Artacho Jurado percebeu a vontade da burguesia paulistana de ter um imóvel na praia de Santos.
Aproveitando o grande boom do mercado imobiliário santista dos anos 50, Artacho teve a ideia de construir um prédio luxuoso e que atendesse as expectativas dos paulistanos que buscavam um imóvel na praia.
Rapidamente todas as unidades foram vendidas para pessoas de fora de Santos pela equipe da Construtora Monções, que pertencia a Artacho e seu irmão Aurélio Jurado.

Foi um evento!!

Foi realizada uma excursão com dois ônibus fretados que trouxeram para o Boqueirão colunistas sociais, artistas e socialites de São Paulo para subir as belas rampas do Verde Mar e conhecer o edifício.
Artacho transformou a entrega das chaves em uma grande e luxuosa festa! Do jeitinho que o edifício merecia.

Sala de leitura e carteado, Salão de festas e Playground coberto.

Estes eram alguns dos ambientes cheios de acabamentos luxuosos, projetados por Artacho para que os moradores tivessem sempre diversão garantida, mesmo se o tempo não estivesse adequado para curtir um dia na praia.
Artacho pensou também no desnível do piso térreo com relação a Avenida Vicente de Carvalho, este desnível garante que o térreo do edifício se transforme em uma “grande varanda”, onde as pessoas podem ficar para admirar a praia e também os belos jardins da orla santista.

Inspiração.

O Edifício Parque Verde Mar serviu de inspiração também para alguns detalhes presentes na orla hoje em dia, como por exemplo, marquises e bancos que se inspiram não apenas nas cores do edifício, mas também nos formatos curvilíneos e amebóides utilizados por Artacho.

O Rei da Orla santista.

Fato é que o Verde Mar ao longo dos anos tornou-se um símbolo na cidade, impossível falar da arquitetura santista e não pensar neste edifício que sem dúvidas merece o título de rei da orla!
E aqui, a coroa do rei é a icônica marquise com o teto furadinho que faz o Verde Mar reinar soberano na avenida da praia.

Fotos : Rafael D’Andrea


Construtor:
João Artacho Jurado
Ano da Construção:
1957
Endereço
Av. Vicente de Carvalho, 6 - Boqueirão, Santos - SP
COLABORE
× Como posso te ajudar?