Descrição
0 Palácio Saturnino de Brito foi inaugurado em agosto de 1937 para abrigar a antiga Repartição de Saneamento de Santos, e hoje é ocupado pela Sabesp – Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
O projeto e a construção ficaram a cargo do engenheiro Paulo C. Martins e a obra executada pela própria repartição. Para a época, o edifício possuía uma arquitetura arrojada e moderna, com linhas clássicas e ornado com em um estilo arquitetônico e decorativo muito utilizado nos prédios públicos durante a década de 1930, o estilo art déco.
Da sua grande porta de entrada, de ferro batido e com as iniciais da antiga repartição, destaca-se uma escadaria, de mármore nacional, que emoldura um imponente vitral. Com 6 metros de altura, a obra, intitulada “Os Bandeirantes”, retrata colonizadores armados escravizando uma fileira de indígenas rumo à Serra do Mar. A imagem, ambientada no século 17, ganha vida no vitral do belga François Frank Urban, executado pela Casa Conrado.
O palácio homenageia Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, engenheiro sanitarista que assumiu a Comissão de Saneamento da cidade em 1905. Conhecido como patrono da Engenharia Sanitarista, Saturnino projetou o plano de saneamento da Ilha de São Vicente, construindo os canais de drenagem tão marcantes na paisagem santista, além de conceber uma das maiores obras de engenharia da Baixada: a Ponte Pênsil em São Vicente.