logo

Palácio José Xavier Carvalho de Mendonça – Palácio da Justiça

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Durante os anos 1930 já se cogitava uma nova sede para o Fórum, que funcionava de forma precária na praça dos Andradas, na antiga Casa de Câmara e Cadeia. A principal proposta era a construção de um novo edifício na praça, sendo que este projeto chegou a ser quase concretizado em 1939 com o lançamento da pedra fundamental. Porém, por problemas de recursos do poder público, o projeto não foi executado.

Pouco tempo depois, outro local foi escolhido, local este onde estava a sede da Sociedade União Operária, na esquina das ruas São Francisco e Brás Cubas, de frente à Praça José Bonifácio, que foi desapropriada e seus prédios demolidos para a limpeza do terreno.

Em 2 de abril de 1950 a pedra fundamental foi lançada e suas obras iniciadas. A construção do edifício demorou 12 anos para ser concluída. Finalmente, em 1962, a edificação foi concluída e inaugurada em 22 de setembro, recebendo a denominação de Palácio da Justiça “José Xavier Carvalho de Mendonça”.

O arquiteto Hernani Val Penteado, mesmo que projetou as edificações que compõem o núcleo central do aeroporto de Congonhas,  partiu de um anteprojeto de Prestes Maia, de 1937.  Segundo Finocchio (2011), no artigo Santos do século XX: Trajetória da Arquitetura e Urbanismo, o edifício possui “…espaços monumentais de grande austeridade, essa arquitetura está intimamente ligada ao caráter que reveste o poder judiciário”.

Texto : Mario Rodrigues Jr.


Arquiteto:
Hernani Val Penteado
Construtor:
Cia. Construtora Centenário
Ano da Construção:
1962
COLABORE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?