Palácio da Polícia

Descrição

Localizado na avenida São Francisco, o Palácio da Polícia foi idealizado na década de 1940 devido às instalações precárias da Cadeia Pública da Praça dos Andradas e a fim de centralizar o serviço policial em um só amplo imóvel próprio – já que, até então, os departamentos da polícia eram sediados em diversos imóveis alugados. 

O início da construção do edifício se deu em 1943, contudo teve suas obras paralisadas por um período e foi finalizado apenas em 1956. 

O projeto e a construção ficaram a cargo da Oliveira Lima & Cia Ltda, empresa responsável também pelo projeto e construção do Edifício Marajoara, no Bairro José Menino. O Palácio é formado por um bloco maciço que conta com oito pavimentos. Seu projeto segue estilo moderno com linhas clássicas. Na fachada principal, há uma pequena escadaria para adentrar no prédio e, no mesmo local, existe um pórtico com quatro colunas.

Na década de 1990 a cadeia foi desativada do Palácio e hoje abriga a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), a Delegacia Seccional de Santos, a Unidade de Ensino Policial da região, o 1º Distrito Policial da cidade e a Delegacia de Proteção ao Idoso.

Em processo de restauro e reforma a cargo do consórcio Bolanho Arquitetura – Construção e Restauração e Almeida Sapata Engenharia e Construções, o Palácio da Polícia deve ser entregue finalizado no  final de 2023.


Arquiteto:
Oliveira Lima & Cia Ltda
Construtor:
Oliveira Lima & Cia Ltda
Ano da Construção:
1956
Endereço
Avenida São Francisco, Centro
COLABORE
× Como posso te ajudar?