logo

OKA

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Situado na parte mais elevada da Vila Madalena de frente para uma praça, este empreendimento desfruta de uma vista privilegiada do bairro.

O projeto, implantado entre duas tranquilas ruas paralelas da Vila Madalena, se apropria da topografia acidentada do terreno transformando-o em um dos fatores determinantes para a linguagem formal alcançada.

A desconstrução estética do conceito de edifício, transformado em agrupamentos de módulos verticalmente desalinhados nas quatro faces, é o partido principal desta construção projetada por Isay Weinfeld em parceria com a IdeaZarvos!.

Essa linguagem também exprime a intenção de integração com o entorno, composto essencialmente por residências escalonadas, tanto formalmente quanto na questão do uso, dessa forma, o arquiteto busca a criação de espaços tranquilos e arborizados, traduzindo o conceito do morar em uma casa.

A ideia de fachada também é subvertida à medida que não há vistas estáticas da construção pois sua leitura é tridimensional a partir de qualquer perspectiva.

Sua volumetria, dinâmica e modular, reflete este desalinhamento ocasionado pela sobreposição de plantas que negam a denominação tipo padrão: o edifício é composto por apenas 8 apartamentos, um por andar, cada qual com um programa distinto.

Este escalonamento volumétrico proporciona também áreas mais ensolaradas para as varandas dos pavimentos mais baixos, criando visuais e perspectivas interessantes a partir de cada apartamento.

Em comum a todas as plantas, o volume estrutural interno constituído pela circulação torna-se o elo de condução vertical a todos os andares.

O edifício é composto por apartamentos térreos, duplex e tríplex penthouse, com áreas que variam de 310 a 509m².

Seu acesso ocorre pela rua situada no ponto mais alto do terreno, criando 8 pavimentos acima – 5 apartamentos e um tríplex – e quatro níveis abaixo que seguem até atingir a rua abaixo. Estes últimos são compostos por duas unidades duplex – que dividem área com mais duas garagens, e na topografia mais baixa, dois pavimentos destinados ao lazer e a um espaço comercial que possui acesso por essa outra via.

Um verdadeiro refúgio urbano próximo a dinâmica Vila Madalena.

 

 

Ficha Técnica:

Nome: OKA

Ano de construção: 2016

Projeto: Isay Weinfeld – IdeaZarvos!

Endereço: Rua Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 87 – Vila Madalena

 

Texto: Camila Raghi

Fotos: Carolina Mossin

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Isay Weinfeld
Construtor:
IdeaZarvos!
Ano da Construção:
2016
Endereço
Rua Senador César Lacerda Vergueiro, 87
COLABORE
× Como posso te ajudar?