Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Descrição

Você sabia que no Bairro Vila São Jorge você encontra a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa no Brasil? 

Considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do país, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos está localizado no sopé do Morro da Caneleira, é considerado o único no Brasil – e talvez no mundo – em estilo açoriano, que identifica o arquipélago onde os portugueses desenvolveram a indústria açucareira. 

Foi com a chegada da  expedição de Martim Afonso e a fundação da Vila de São Vicente, em 1532, o início da manufatura açucareira de larga escala no Brasil. Em sociedade com comerciantes portugueses e flamengos, Martim Afonso, então Gov. da Capitania de SV, mandou construir um engenho, inicialmente conhecido como Engenho do Governador ou do Trato. 

Em 1540, foi vendido a Erasmo Schetz, onde o engenho vivenciou o seu apogeu. O Engenho passou, então, a ser conhecido como “dos Erasmos” ou “São Jorge dos Erasmos”. Vários fatores contribuíram para a decadência, vendido em 1620: a concorrência do açúcar do Nordeste e os sucessivos ataques piratas foram determinantes. Em menor escala, continuou produzindo açúcar para exportação, além de rapadura e aguardente para consumo interno. O Engenho provavelmente funcionou até o século XVIII.

O sítio arqueológico é hoje uma base avançada de pesquisa, cultura e extensão universitária da USP.  

Para conhecer um pouco mais de sua rica história, vale a pena uma visita. Aberto de terça a sábado, das 09h00 às 16h00. Entre em contato para maiores informações (13) 3229-2703.


Ano da Construção:
1534
Endereço
Rua Alan Ciber Pinto, Vila Sao Jorge
COLABORE
× Como posso te ajudar?