Descrição
Com a expansão da cidade começaram a surgir mercados que passaram a atender a população, que antes só possuía como opção o Mercado Municipal no Bairro Vila Nova. Um exemplo disso é o Mercado do Marapé, construído em meados da década de 1950.
Localizado no Canal 1, esquina com a rua D. Duarte Leopoldo e Silva, foi inaugurado em 1954 pelo prefeito Antônio Feliciano. Com 17 lojas, o mercado foi projetado pelo arquiteto Miguel Juliano e Silva, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas (1968-1973), e com Mestrado em projeto arquitetônico pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Juliano Silva, ao longo de sua carreira, projetou mais de 500 edifícios no Brasil e no exterior, tendo iniciado a sua carreira como estagiário do arquiteto Gregori Warchavchik, um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil.
Do projeto original restam apenas a volumetria e o mosaico de pastilhas de vidro do artista Clóvis Graciano, que representa aspectos da antiga comercialização de produtos na cidade.
Paulista, de Araras, Graciano foi pintor, desenhista, ilustrador e muralista. Aprendeu as técnicas de mosaico (utilizadas no mural) na França. Aqui no Brasil existem obras dele em outros espaços como a Fundação Armando Álvares Penteado, painéis na Avenida Moreira Guimarães, murais na Avenida Paulista e no edifício do Diário Popular.
E você, sabia que o painel foi tombado em 1998 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa)?