Descrição
Lançado em 1965, o Edifício Jandaia é formado por uma torre única sob pilotis com 17 pavimentos tipo. Uma de suas principais características é a sucessão de varandas em balanço na face leste, que dão um movimento especial a essa fachada. Já o lado oposto, onde encontra-se o setor de serviço, é caracterizado por um conjunto de pequenas aberturas.
Localizado na avenida Presidente Wilson, o empreendimento foi projetado pelo arquiteto João Kon, graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 1955. Um ano após o lançamento do Jandaia, Kon se torna sócio de seu irmão, o engenheiro Samuel Kon, responsável pela construção do Jandaia, na Diâmetro Empreendimentos, incorporadora responsável por mais de 200 projetos, principalmente em Higienópolis, na capital paulista.
Um fato curioso é que durante a construção do Jandaia, o Edifício Piratininga, localizado ao lado, teve uma de suas colunas de sustentação abalada. O engenheiro Bierrenbach, responsável pelo projeto e construção do Piratininga, vistoriou o local e afirmou que a causa da inclinação era o Edifício Jandaia, construído em um num nível mais baixo e que provou o deslocamento da areia, o conhecido recalque. Uma cinta de ferro colocada na época resolveu o problema.
Imagem 5: Folha de São Paulo, 04 janeiro 1965
Referências: GUERRA, Abilio (Org.). João Kon, arquiteto. São Paulo: Romano Guerra, 2016.