Descrição
Localizado na Avenida Paulista nº 1.313, todos o conhecem como FIESP; mas o nome original desse edifício é Ed. Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, o qual foi um dos presidentes da própria Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
O edifício tem 92 metros de altura e o projeto arquitetônico foi selecionado em um concurso público, vencido pelo escritório Rino Levi Associados. A ideia era criar uma construção que fosse expressiva e que se tornasse numa referência na Avenida Paulista.
Infelizmente o próprio Rino nunca esboçou nem sequer um perfil deste prédio ícone da Paulista, já que a obra começou em 1970, cinco anos após sua morte.
O térreo foi reformado por Paulo Mendes da Rocha, em 1996, para dar lugar ao Centro Cultural Fiesp, que dispõe de sala de exposições e teatro.
Ainda há um jardim na parte de trás, projetado por Burle Marx, e um painel nos fundos, visível por quem passa na Alameda Santos.
Curiosidades:
-Onze empreendedores inspiram quem passa pelo 11º andar. A homenagem consiste em onze bustos de nomes importantes para a economia de São Paulo e do Brasil. São eles: Horácio Lafer, José Ermírio de Moraes, Raphael de Souza Noschese, Morvan Dias de Figueiredo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Francisco Matarazzo, Armando de Arruda Pereira, Antonio Devisate, Theobaldo de Nigris e Nadir Dias de Figueiredo.
-Todo o lixo orgânico gerado pelo restaurante do Espaço Eventos, do 16º andar, está sendo processado para o uso nos jardins das escolas do Sesi-SP, como adubo. Por enquanto, o material está armazenado no quarto subsolo. Falando nisso, 29,5% de todo o lixo produzido no edifício é reciclado. Para se ter uma ideia, a média de reciclagem na cidade de São Paulo é de menos de 10%.
Fonte: http://www.fiesp.com.br/noticias/35-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-predio-da-fiesp/
Fotos : Carolina Belem






