Descrição
O Edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o 3º mais alto da cidade e o 5º do Brasil. Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947 também por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.1 Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque. Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
Nos anos 70, o edifício ganhou sua tão famosa cinta de alumínio em volta da torre, onde foi alocado o logotipo do Banco Banespa. Foi também nessa época que ganhou a bandeira do estado de São Paulo no topo, sendo trocada frequentemente devido aos fortes ventos que assolam o topo do edifício.
Visitando o “Banespao” o fascínio já começa pelo saguão, com o belíssimo lustre de cristal nacional em estilo decô-eclético, com 13 metros de altura, 10 mil peças de cristal e 1,5 tonelada, feito no formato do edifício.
O Altino Arantes tem 161,22 metros e 40 andares. Para visitar o topo do edifício, a torre, programe-se para ir de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas. Aos sábados e domingos, o prédio permanece fechado.
Todos os meses, cerca de 5 mil pessoas sobem ao local. Mas esse número poderia ser maior, não fosse a pequena estrutura (elevadores, guichês, funcionários, etc) que acaba gerando filas. Para chegar ao topo do prédio, é preciso pegar dois elevadores diferentes e subir mais alguns lances de escadas. A visita dura cerca de um hora.
Quando estiver no alto, aproveite para tirar boas fotos do Edifício Mirante do Vale, o maior do país, que não permite visitas a seu ponto mais alto.
Em 2011 o edifício Altino Arantes foi tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo. A resolução do Condephaat (órgão do patrimônio histórico) preserva integralmente fachada e terraço do edifício, além de cinco pisos do empreendimento.
O Prédio do Banespa foi privatizado em 2000 pelo Santander e hoje abriga também um museu com sua história. A melhor forma de chegar é de metrô, pela estação São Bento da Linha Azul.
Curiosidade: O edificio tem 900 degraus e 1.119 janelas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edifício_Altino_Arantes
Fonte (2) : http://essemundoenosso.com.br/2014/01/08/visita-ao-predio-do-banespa/
Foto Fundaçoes do Ed. Altino Arantes : http://www.spinfoco.com.br/edificio-altino-arantes/
Foto Primeiro Projeto do Ed. Altino Arantes, depois modificado para parecer com o Empire State Building: http://www.spinfoco.com.br/edificio-altino-arantes/
Fotos: Milena Leonel