Descrição
Localizado na avenida Presidente Wilson, o Conjunto Esplendor e Pérola é formado por duas torres com 11 pavimentos, sendo elas Esplendor, com sua face principal voltada para a avenida da praia; e a torre Pérola, implantada nos fundos do lote e que ainda preserva um revestimento de pastilhas, embora não seja o original.
O projeto e construção é de autoria da Construtora São Paulo S.A. No dia 18 de outubro de 1952, o Correio Paulistano noticiou que na tarde daquele dia operários que estavam trabalhando na colocação do alicerces encontraram enormes ossos de baleia. Foi convocado para o local o Dr. Joaquim Ribeiro de Morais, diretor do Instituto de Pesca que ordenou a remoção dos ossos para o instituto.
Já pronto em 1954, com um total de 105 apartamentos, o Esplendor e Pérola dão a sua graça em duas páginas da Revista Acrópole, publicação especializada em arquitetura, urbanismo e decoração.
Note nas imagens que é possível perceber que o entorno do conjunto era desprovido de outros edifícios e como as alterações em suas fachadas o tornam quase irreconhecíveis.
Imagens antigas- Acrópole, nº193, p. 33-34, out 1954.