Edifício Vitória Régia e Lago Azul

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Malha de concreto

 

Localizado no coração do Jardim Paulista, na esquina da Rua Fernão Cardim com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, encontra-se o conjunto formado pelos Edifícios Vitória Régia e Lago Azul.
O projeto de 1976, concebido pelos arquitetos David Araújo Benedicto Ottoni e Dácio Araújo Benedicto Ottoni, destaca-se pela austeridade da composição, estritamente geométrica.
A sucessão de vigas e pilares externos marcam a verticalidade do conjunto, estas estruturas funcionam como elementos de proteção solar, formado por uma malha ortogonal de concreto nas fachadas, caracterizadas funcional e esteticamente, ressaltando o caráter brutalista da construção, com vedação em tijolos aparentes.
Iluminação natural uniforme e ventilação constante, são garantidas por meio das janelas em fita, que percorrem toda a extensão do prédio.
O Edifício Vitória Régia foi implantado paralelo aos limites do lote, com poucos recuos, permitindo a construção do edifício Lago Azul. A declividade da rua foi aproveitada para individualizar a entrada social dos prédios, sendo primeiro com acesso pela Rua Fernão Cardim e o segundo pela Alameda Joaquim Eugênio de Lima. O desnível também permitiu a construção de um jardim acima da garagem, cujas rampas definem o acesso aos dois blocos.

 

O Edifício Lago Azul possui dois apartamentos por andar, com 164m² de área útil, 3 dormitórios e 1 vaga. E o Edifício Vitória Régia conta com apenas uma unidade por andar, com 240m², 4 dormitórios e 3 vagas.

 

Texto: Felipe Grifoni

Fotos: Carolina Mossin

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
David Araújo Benedicto Ottoni e Dácio Araújo Benedicto Ottoni
Construtor:
Dafa-Lima Otero Engenheiros Associados
Ano da Construção:
1976
Endereço
Alameda Fernão Cardim, 251
COLABORE
× Como posso te ajudar?