Descrição
Na interseção de dois planos, o Edifício Urupês se eleva imponente. Suas duas torres conectadas são sua principal característica, com a maior delas, de 24 pavimentos, voltada para a Avenida Nove de Julho, e a menor, de 12 pavimentos, voltada para a Rua Major Quedinho.
Projetado em 1955 e concluído em 1959, o edifício foi obra do arquiteto Majer Botkowski, que chegou ao Brasil na infância vindo da Polônia. Formado em 1950 pela primeira turma de Arquitetura da Universidade Mackenzie, Botkowski, junto com o engenheiro Marjan Fromer, sócio da Companhia Esmeralda de Imóveis, projetou diversos edifícios icônicos da arquitetura paulistana, como o Edifício Buenos Aires na Avenida Angélica, o Vitória Régia na Rua Marquês de Itu, o Los Angeles na Rua Aurora e o Andraus na esquina da Avenida São Luiz com a Rua Pedro Américo.
A incorporação do Edifício Urupês ficou a cargo da Companhia Esmeralda de Imóveis, que desempenhou um papel fundamental na verticalização da região da República, em São Paulo. A empresa buscava atender à expansão demográfica da capital e aos anseios da vida moderna, oferecendo “moradias mais práticas e mais confortáveis” e promovendo uma “arquitetura funcional” como forma de posicionar São Paulo como um modelo de progresso imobiliário.