Descrição
Edifício premiado de arquiteto italiano
O Edifício Tuscania está localizado em uma das regiões mais privilegiadas de São Paulo, na Rua Fernão Cardim, entre as Alamedas Campinas e Joaquim Eugênio de Lima, no coração o Jardim Paulista.
Projetado pelo arquiteto italiano Telésforo Cristófani em 1954, foi construído entre 1955 e 1956, foi uma de suas primeiras obras. Em 1957 foi publicado pela revista Acrópole, exaltando a premiação que recebeu da 1ª exposição de jovens arquitetos do NEDAB (Núcleo Estudos e Divulgação da Arquitetura Brasileira)
O ritmo da fachada frontal é ressaltado pelo contraste entre a vedação, em tom avermelhado, e o verde das esquadrias dos dormitórios, paleta típica da região italiana que dá nome ao prédio. A sucessão de janelas e peitoris marcam a horizontalidade, enquanto as as cores sublinham os elementos.
O exterior modesto das faces laterais, com paredes cheias e quase uniformemente brancas, denota uma discreta elegância obtida através de recursos pouco dispendiosos
O arquiteto desenvolveu a estrutura baseada na simplicidade racional da planta e elevações, em um volume único. A separação entre os pavimentos evidencia-se com a armação contínua e saliente das lajes, assumindo caráter modular.
Persianas com caixilhos metálicos regulam a incidência da luz solar direta, que recebem os raios solares da manhã na maior parte do ano, garantindo iluminação natural abundante aos apartamentos.
A implantação acompanha o formato do lote, com poucos recuos e entrada lateral. O hall é adornado com figuras representando os 12 signos do zodíaco, originalmente contrastavam com lambris de madeira envernizada e eram iluminadas por arandelas desenhadas exclusivamente para prédio.
A planta surge a partir da justaposição de dois retângulos articulados ao redor de um eixo central de circulação vertical. Os apartamentos contam com um grande living, incluindo um jardim de inverno, 3 dormitórios, 2 banheiros sociais, cozinha, lavanderia mais um dormitório e banheiro de serviço.
O Edifício Tuscania possui 10 pavimentos e apenas duas unidades por andar, com 150m² e 1 vaga.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi