Edifício Triângulo

Descrição

Construído em um terreno de pequenas proporções e completamente irregular, o Triângulo está localizado na confluência das ruas José Bonifácio, Quintino Bocaiúva e Direita.

O edifício é constituído de dois subsolos, uma sobre loja e mais 18 andares. Sua entrada principal é feita pela rua José Bonifácio, através de um lance de escadas até o subsolo. No hall de entrada é possível avistar dois grandes painéis bastante deteriorados de Di Cavalcanti  com alegorias em homenagem ao parque industrial paulista. 

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1955, o edifício é uma das criações do escritório-satélite que o arquiteto carioca manteve em São Paulo na década de 1950, sob o comando de Carlos Lemos.

O edifício encontra-se bastante descaracterizado. As modificações do edifício  já começaram na fase de projeto, quando a prefeitura determinou o recuo lateral a partir do 16º andar. A legislação exigia que, quanto mais alto o prédio, maior fosse o recuo lateral nos andares superiores. Além disso, o edifício era coberto por brise-soleils que foram retirados expondo o Triângulo à incidência direta do sol.

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Oscar Niemeyer
Ano da Construção:
1955
Endereço
Rua José Bonifácio, Centro
COLABORE
× Como posso te ajudar?