Descrição
Fusão entre arte e arquitetura
Um grande exemplo de uma relação harmoniosa entre arte e arquitetura localiza-se na Alameda Franca, a menos de 100 metros da Avenida Nove de Julho, a 300 metros do Parque Trianon na Avenida Paulista, próximo ao Colégio Dante Alighieri e diversos pontos gastronômicos. O projeto de João Kon, do ano de 1974, marca uma concepção arquitetônica de simplicidade racional da planta e da elevação. A nudez na lateral esquerda da fachada frontal que permite o destaque visual no painel concebido em pedras naturais.
O térreo possui pilotis que permitem libertar o pavimento para jardim, planta e fachada livres, com ordenação do edifício em profundidade no lote e as imensas paredes cegas nas fachadas laterais foram ditadas pela pequena largura do terreno, solução que acarretou ao uso de grandes superfícies envidraçadas para as outras duas frentes a fim de garantir, no interior, a luminosidade necessária.
A concordância entre materiais artificiais (concreto e vidro) e os naturais (pedra e madeira) foi feita de forma harmoniosa em todo volume, inclusive no projeto paisagístico do térreo.
As venezianas de madeira que concomitantemente protegem do sol e dão intimidade ao moradores, são movimentadas por contrapeso, distribuídas habilmente nas fachadas planas do prédio. Esta colocação de janelas imediatamente abaixo do fôrro difunde uma luz oblíqua, quase de cima, muito favorável para a valorização dos ambientes internos.
A riqueza decorativa do painel na fachada frontal vem com a intenção de romper a monotonia geométrica, com seus tons escuros que se destacam da sobriedade das paredes revestidas em pastilhas cerâmicas brancas.
O Edifício Selene possui unidades de 139m², com 2 dormitórios e 1 vaga.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi