Descrição
No final do século XIX, com o avanço das relações produtivas, as associações ganharam cada vez mais espaço e importância na organização social, garantindo a defesa e a busca de interesses, que muitas vezes eram ignorados pelo poder público. É neste contexto que surge em Santos a Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (SHEC), fundada em 1879, entidade que proporcionou a socialização em um ambiente em que as experiências cotidianas eram vivenciadas e compartilhadas entre os iguais, neste caso, os empregados no comércio de Santos e região.
O edifício sede, inaugurado oficialmente em 12 de outubro de 1931, está localizado na esquina da Rua Brás Cubas com a Praça José Bonifácio no centro histórico de Santos. Projeto de autoria de Frederico Sabóia e Silva e Paulo da Silva Costa, sua construção ocorreu entre os anos de 1929 a 1930, seguindo o estilo adotado em muitos edifícios públicos deste período: o art déco. Símbolo de modernidade, o art déco rompia com a tradição eclética, apresentando composições geometrizadas e relativamente simples.
Uma curiosidade é que o edifício abriga uma das mais conceituadas bibliotecas da cidade, fundada em 1880, por meio da sugestão do associado José Francisco de Paula Martins em uma reunião da recém-formada entidade. Com mais de 40 mil exemplares, a biblioteca da SHEC é hoje uma das maiores da cidade.
Não podemos esquecer do famoso Salão de Baile que foi recentemente restaurado e já foi um dos mais disputados salões da cidade, onde já se realizou centenas de bailes e carnavais da cidade.