Descrição
Vizinho ao viaduto da 13 de maio, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, o São José se ergue, passando muitas vezes despercebido por nós.
Mas se você parar uns segundinhos a mais você perceberá que no embasamento do prédio o nome dos construtores e uma data: Morse & Bierrenbach – 1949.
Com 7 pavimentos e o térreo destinado ao comércio, o Edifício São José foi projetado e construído pelos engenheiros Flávio de Sá Bierrenbach e Dino Morse, sendo este último filho de Victor Morse, que foi fundador e primeiro Diretor Superintendente da rede de farmácias Drogasil.
Morse & Bierrenbach foi responsável, entre os anos de 1950 e 1960, pela construção de uma série de prédios de arquitetura moderna em diversas cidades do estado de São Paulo. Esses edifícios, incorporados pela Drogasil, eram empreendimentos imobiliários que possivelmente contribuíram para capitalizar a empresa. Os térreos eram destinados às farmácias da rede e a sobreloja à moradia de seus gerentes; o restante do edifício ficava disponível para locação ou venda de apartamentos residenciais ou salas de escritórios.
Uma década depois, Morse & Bierrenbach erguem o edifício Edifício Wilton Paes de Almeida, na República, hoje tombado pelo CONPRESP.
Referências: www.lugaresdecuidadoememoria.com.br