Edifício Salto de Itú

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Uma esquina Moderna

Ao passar pela Alameda Itu, é impossível ficar indiferente ao projeto implantado na esquina da Alameda Ministro Rocha Azevedo, principalmente pelo contraste com os vizinhos em estilo Neoclássico. Projetado em 1961, pelo Engenheiro Henrique Alexander, o Edifício Salto de Itú é uma expressão do Movimento Moderno.
A fachada destaca a perfeita simbiose entre elementos estéticos e funcionais: panos de vidro alternam-se com pilares e venezianas, estes últimos em tons terrosos. As linhas rígidas do projeto, visualmente independentes, integram-se estruturalmente garantindo estabilidade ao conjunto.
A face voltada à Alameda Ministro Rocha Azevedo é predominantemente envidraçada, protegidas por floreiras lineares em concreto, que servem também como peitoril.
A fachada Norte, voltada para Alameda Itu, apresenta pequenas varandas com guarda-corpo em metal pintado de preto e faixas contínuas de janelas. Estas esquadrias são compostas por persianas retráteis e basculantes, um sistema engenhosamente conjugado para
proteger as unidades da insolação direta.
A construção parece se destacar do terreno, foge a monotonia com pilares que atravessam aparentes todos os pavimentos. O térreo elevado permite entrever parcialmente o hall, desenhado como uma caixa de vidro, suas esquadrias piso-teto deixam à vista as samambaias suspensas entre as lanternas com desenho colonial.

Composto por uma torre única, o edifício possui apenas 12 unidades de 225m² de área útil, todas com 3 dormitórios e 2 vagas.

 

Texto: Marina Miraldo

Revisão: Felipe Grifoni

Fotografia: Marcello Orsi

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Construtor:
Engenheiro Henrique Alexander
Ano da Construção:
1961
Endereço
Al. Itu, 775
COLABORE
× Como posso te ajudar?