Descrição
“Se você prefere Chateau Margot, Camembert, frequenta o restaurante La Coqueille e a boate Gallery, por certo vai exigir a morada exatamente a altura de sua sofisticação”
A Tribuna, 30 de agosto de 1979
Projetado em 1979, o Saint Paul é exemplo de construção que abandona a composição cartesiana em favor da arquitetura de formas menos regulares. O edifício possui 2 áreas assimétricas conectadas pelo núcleo de circulação vertical – composto por escadas e elevadores. No condomínio, sem muros frontais, o edifício está recuado, tendo na vegetação uma presença marcante, justapondo espaços públicos e privados.
As fachadas destacam os elementos estruturais. Hoje predominantemente marcado pela cor ocre, já teve originalmente a cor creme da cerâmica como destaque. Por falar em revestimento, no Saint Paul foi empregado a cerâmica Gail, empresa fundada em 1812 por Georg Phillip Gail na Alemanha. A Gail chegou ao Brasil na década de 70 como referência em produtos cerâmicos de alto desempenho.
Autor do projeto, o arquiteto Claudio Abdala é formado pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie (SP), em 1975. Foi secretário de Obras e secretário de Planejamento em Santos, presidiu também os núcleos regionais do Instituto de Arquitetos do Brasil e do Sindicato dos Arquitetos em SP. Foi professor e diretor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-Santos.