Descrição
Uma esquina marcante
O Edifício Sabiá, projetado na década de 60 e concluído em 1972, é mais uma obra marcante do arquiteto João Kon. Localizado no coração do Jardim Paulista, a 100 metros da Rua Estados Unidos e do Clube Paulistano, ocupa um lote na esquina das Ruas Barão de Capanema e Peixoto Gomide e valoriza diferentes fachadas, a fim de criar perspectivas harmoniosas.
O Edifício é um clássico Moderno, com pilotis, janelas em fita e estrutura independente da alvenaria. Seu desenho imponente, discreto no aspecto formal, apresenta linhas simples. Os pilares de sustentação destacam-se ao longo da fachada, um traço característico das obras do arquiteto, que transforma o sistema estrutural em protagonista. Estes elementos foram jateados com mineral agregado, de tom avermelhado, a pedido dos proprietários, que optaram em não deixar o concreto aparente.
A composição da fachada voltada à Rua Peixoto Gomide é modular, a sequência horizontal de peitoris de alvenaria e esquadrias (janelas com caixilhos metálicos e lâminas horizontais basculantes) é evidenciada por esbeltas linhas metálicas verticais, um sinal inequívoco da qualidade estética do edifício. As persianas basculantes, contribuem plasticamente à fachada garantindo dinamismo, decorrente de seu próprio movimento e dos efeitos de profundidade que resultam da multiplicidade de planos, obtidos a partir de diferentes inclinações.
A fachada da Rua Barão de Capanema não conta com recuos, estabelecendo um diálogo constante com a calçada. Esta face, com melhor orientação solar, voltada à Nordeste, conta com pequenas sacadas, protendidas como formas autônomas de concreto aparente, surpreendem pelo aspecto inesperado de sua estrutura e contrastam com o revestimento de pedregulhos, instalados no autêntico formado de “canjiquinha”.
O edifício foi afastado da Rua Peixoto Gomide, a fim de alcançar maior altura, este grande recuo garante privacidade aos apartamentos e conduz à entrada, em meio aos jardins. A presença de pilotis, permite liberar o térreo, acentuando plasticamente a entrada principal, através de um grande hall, inteiramente envidraçado, que faz a transição interior-exterior.
O edifício Sabiá possui unidades de 290m², com um apartamento por andar, com 3 dormitórios e 2 vagas.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi